23 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Instalação de poder judicial de facto no Haiti é rejeitada

Instalação de poder judicial de facto no Haiti é rejeitada

Port-au-Prince, 13 ago (Prensa Latina) Dezesseis organizações de direitos humanos no Haiti pronunciaram-se contra a instalação de um Conselho Superior da Magistratura (CSPJ) 'de facto', em violação das disposições estabelecidas, segundo se anunciou hoje.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

As plataformas, que incluem a Rede Nacional de Defesa aos Direitos Humanos, a Fundação Je Klere e a Solidariedade das Mulheres Haitianas criticaram qualquer ‘acordo fraudulento’ para a criação do CSPJ, o organismo que administra e planeja os recursos do ramo judicial.

No final de julho, o secretário técnico, Jean Robert Constant, pediu ao Primeiro-Ministro Ariel Henry que tomasse medidas para assegurar que os membros da quarta magistratura assumissem as suas funções, após a morte do presidente deste órgão, René Sylvestre.

Constant salientou que o assassinato do Presidente Jovenel Moïse a 7 de julho atrasou ainda mais este processo.

Contudo, para as associações signatárias, que também incluem a Oficina Internacional de Advogados e a Plataforma das Organizações Haitianas de Defesa dos Direitos Humanos, a falência de todos os poderes públicos – incluindo o judiciário – é um dos elementos constituintes da crise multidimensional que está consumindo o país.

Por esta razão, rejeitaram qualquer acordo que procure reproduzir ou assegurar a permanência de um sistema judicial que seja ‘corrupto, ineficiente e garante de impunidade’, declararam no comunicado.

Recordaram também que o Primeiro-Ministro não tem competência institucional ou legal para jurar nos membros do CSPJ.

O assassinato de Moïse reforçou o vácuo institucional no país, que tem estado sem parlamento desde 2020 após o termo dos mandatos de todos os deputados e dois terços dos senadores, e cujo aparelho judicial tem funcionado irregularmente, uma situação que foi exacerbada pela morte de Sylvestre.

oda/ane/vmc/gdc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.