17 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Mudança climática alarma o Nepal

Mudança climática alarma o Nepal

Kathmandu, 12 Agos(Prensa Latina) O aumento das temperaturas alarma o Nepal hoje, que apesar de sua contribuição insignificante para o aquecimento global, é considerado um dos países mais vulneráveis aos efeitos das mudanças climáticas.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) da ONU afirmou em um relatório recente que as emissões de gases de efeito estufa da queima de combustíveis fósseis e do desmatamento colocam milhões de pessoas em risco imediato, afirmou o jornal The Kathmandu Post.

A pesquisa do IPCC, que é a primeira parte do Sexto Relatório de Avaliação sobre Mudanças Climáticas 2021, destacou que a temperatura da Terra pode subir mais de 1,5 grau Celsius acima dos níveis pré-industriais nas próximas duas décadas.

No Acordo de Paris de 2015, os países concordaram em manter o aquecimento global abaixo de dois graus Celsius e, idealmente, limitá-lo a 1,5 grau, até o final deste século.

Mas as últimas descobertas do IPCC, elaboradas por centenas de cientistas ao redor do mundo, alertam que um aumento da temperatura global acima desse limite é provável, levando a condições climáticas extremas mais severas e frequentes, incêndios, secas, inundações e ciclones.

Segundo especialistas, a temperatura global já subiu 1,1 graus Celsius desde o período da industrialização (1850-1900) e é inequívoco que a influência humana produz mudanças rápidas e generalizadas na atmosfera, no oceano, na criosfera e na biosfera.

Os impactos do aquecimento global são visíveis no Nepal, onde as temperaturas aumentam e os padrões de precipitação mudam nos últimos anos.

Além disso, o país do Himalaia experimenta eventos climáticos extremos, como inundações, incêndios florestais, secas e deslizamentos de terra devido a chuvas extremas.

O relatório observou que os impactos das mudanças climáticas no sul da Ásia intensificarão as chuvas extremas, com inundações e deslizamentos recorrentes, particularmente na região oriental do Himalaia, que já está experimentando um alto padrão de derretimento.

No Nepal, que requer projetos hidrelétricos para atender às suas necessidades de energia e onde a agricultura depende das chuvas, as mudanças nos padrões de chuvas podem ter efeitos devastadores.

rgh/abm/jcfl

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.