15 de August de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Índia não consegue lançar satélite geoestacionário

Índia não consegue lançar satélite geoestacionário

Nova Delhi, 12 de ago (Prensa Latina) A Organização de Pesquisa Espacial Indiana (ISRO) não conseguiu colocar em órbita um satélite de observação da Terra devido a uma anomalia técnica durante o lançamento.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

O foguete GSLV-F10 decolou conforme programado às 05:43, horário local, do Centro Espacial Satish Dhawan na Ilha de Sriharikota, estado de Andhra Pradesh, mas a ignição criogênica do estágio superior não ocorreu, relatou a agência Press Trust of India.

O esperado lançamento do satélite EOS-03 ou Gisat-1 falhou após o foguete ter entrado em espaço reduzido a uma altitude de 139 quilômetros, após um voo de 340 segundos.

Os primeiros dois estágios do míssil, que dão o impulso inicial de decolagem e carregam o veículo de 52 metros de altura para o espaço, funcionaram bem, mas depois que a última fase foi movida, o motor criogênico que queima hidrogênio líquido e oxigênio foi produzido um desvio marcado na trajetória de voo esperada.

A missão teve como objetivo fornecer imagens quase em tempo real de grandes áreas em intervalos frequentes, para monitoramento rápido de desastres naturais e para obter assinaturas espectrais para agricultura, silvicultura e corpos d’água, disse o presidente da ISRO, Dr. Kailasavadivoo Sivan.

O satélite de observação da Terra também foi preparado para contribuir com o alerta de desastres, o monitoramento de ciclones, explosões de nuvens e trovoadas.

O EOS-3 seria colocado a 36 mil quilômetros do equador da Terra, em uma órbita para satélites de comunicações que devem cobrir uma grande faixa do planeta.

Um satélite em órbita geoestacionária é sincronizado com o ciclo de rotação de 24 horas da Terra e parece imóvel quando visto do solo, daí seu nome.

Segundo os cientistas, três satélites desse tipo bem posicionados podem cobrir praticamente toda a superfície do planeta.

rgh / abm / fav

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.