23 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Retrocesso na prevenção da violência de gênero denunciado no Uruguai

Retrocesso na prevenção da violência de gênero denunciado no Uruguai

Montevidéu, 11 ago (Prensa Latina) A Organização Intersocial Feminista do Uruguai denunciou retrocessos na prevenção e atenção à violência de gênero, em nota divulgada hoje.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Criticou ‘ações e omissões que desestabilizam a resposta do Estado’, bem como ‘declarações infelizes dos responsáveis pela prevenção e proteção da vida de mulheres, meninas e adolescentes’.

Para a organização, é ‘muito grave’ a forma como o treinamento, o acesso, a reparação e o acesso à justiça na violência de gênero estão regredindo, e exortou que se preste a devida atenção ao que considera uma emergência nacional.

‘O Estado deve se responsabilizar pelo feminicídio e pela violência’, destacou o comunicado para exigir a implementação de uma lei vigente a esse respeito e impedir a escalada de agressões contra mulheres, crianças e adolescentes que ‘estamos vivenciando nos últimos meses’.

A Intersocial Feminista denunciou que de três tribunais especializados em violência de gênero no interior do país comprometidos com o Orçamento Quinquenal para 2021, ainda faltam informações sobre dois deles.

Lembrou que desde junho alertava para a falta de subsídio de aluguel para mulheres que sofrem violência doméstica e são atendidas nos serviços especializados das instituições responsáveis, e que esperam que a partir de novembro sejam entregues para permitir a apresentação de novos pedidos.

Refere, ainda, que o Ministério da Saúde Pública retirou as equipes de referência para violência das metas de saúde, o que pressagia uma queda na quantidade e na qualidade dos serviços atuais.

Depois de apontar a falta de preparo dos promotores para tratar dos casos de gênero, fez um apelo ao sistema político para tratar ‘desta emergência nacional com a seriedade e o conhecimento que o problema exige’

ga / hr / cm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.