11 de August de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Partido Socialista Unido da Venezuela fortalece vínculo com sua base

Partido Socialista Unido da Venezuela fortalece vínculo com sua base

Caracas, 11 ago (Prensa Latina) O Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV) estreita hoje laços com as bases de sua militância e está comprometido com a organização e coesão para as eleições de novembro, disse uma fonte especializada.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Depois de realizar um extenso processo de indicação em milhares de assembleias em todo o país, a maior organização política do país realizou eleições primárias abertas no último domingo para determinar seus candidatos a governadores e prefeitos.

A este respeito, o Instituto Samuel Robinson indicou em relatório especial que o método implementado pelo PSUV para determinar os seus candidatos a cargos eletivos tenta elevar o nível de eficácia eleitoral, impondo como critério que os candidatos são os mais elegíveis.

A estimativa é que vários partidos da oposição abstencionista possam retornar à arena eleitoral em novembro, frente ao que o partido no governo deve formular candidaturas competitivas, indicou o relatório do Centro de Estudos do Pensamento Original, com sede em Caracas.

Segundo dados divulgados pelo grupo socialista, mais de cinco milhões de pessoas foram às urnas para participar das primárias no domingo, mas por limitações técnicas e logísticas, apenas 3,5 milhões conseguiram expressar sua vontade, um número bastante relevante para o tipo de escolha.

Espera-se que a renovação de cargos nos executivos e legislativos regionais e municipais gere mudanças na situação nos escalões inferiores da política constituída, e esta será uma característica de superação de todas as anemias políticas internas, indicou o relatório do Instituto Samuel Robinson.

Nesse sentido, o chefe de Estado Nicolás Maduro considerou a realização das eleições primárias abertas do Partido Socialista Unido da Venezuela como um exemplo de democracia.

Depois de exercer seu direito de voto no evento de domingo, o presidente venezuelano destacou a decisão de permitir que a militância elegesse diretamente os candidatos do PSUV às eleições regionais e municipais de 21 de novembro.

Em declarações aos meios de comunicação, Maduro sublinhou que as eleições primárias foram convocadas para dar ao povo um maior protagonismo no exercício da sua soberania absoluta através da participação política.

‘Foi totalmente correto abrir as portas da casa grande do PSUV para que os seus verdadeiros donos entrem e exerçam a sua soberania absoluta através da participação’, sublinhou o presidente da Venezuela.

O presidente também destacou a possibilidade de propor que a realização de eleições primárias abertas seja incluída na Lei Eleitoral de forma que sejam obrigatórias para todos os partidos políticos do país.

msm / wup / cm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.