25 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

México retoma papel de mediador em conflitos com o caso da Venezuela

México retoma papel de mediador em conflitos com o caso da Venezuela

México, 11 ago (Prensa Latina) O México retomou seu papel histórico como mediador em conflitos, oferecendo-se para sediar uma reunião entre representantes do governo venezuelano e setores da oposição, disseram hoje especialistas na área.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Os especialistas Nayar López, coordenador do Centro de Estudos Latino-Americanos da Universidade Nacional Autônoma, e Adalberto Santana, do Centro de Pesquisa para a América Latina e o Caribe, lembraram que o México se destacou no século passado como um lugar para a resolução de conflitos através da negociação.

Os dois especialistas destacaram a importância do diálogo previsto para o final desta semana, no qual o governo venezuelano procurará, acima de tudo, reconhecer finalmente a legitimidade e a legalidade com que Nicolás Maduro foi eleito.

É um ponto importante para o presidente constitucional venezuelano, disseram, levantar as restrições econômicas, comerciais e financeiras dos Estados Unidos, devolver a gestão de seus recursos ao exterior e deixar de reconhecer Juan Guaidó, autodenominado chefe de Estado.

López Castellanos disse que a participação da oposição no diálogo é importante porque ele já se recusara a fazê-lo em todos os momentos, e o fato de ele fazer parte deste ato reflete que ele o reconhece.

Santana Hernández enfatizou que esta reunião permitirá uma maior estabilidade política na Venezuela e romperá em certa medida com o isolamento gerado pelos governos dentro e fora da região, que não reconheceram a legitimidade do Presidente Maduro.

Em particular, disse ele, deveria quebrar o papel bastante beligerante e intervencionista desempenhado pela Organização dos Estados Americanos com seu tão criticado e desacreditado secretário-geral, o uruguaio Luis Almagro.

mgt/lma/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.