17 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

ONU pede um contrato social que beneficie os povos indígenas

ONU pede um contrato social que beneficie os povos indígenas

Nações Unidas, 9 ago (Prensa Latina) Ao comemorar hoje o Dia Internacional dos Povos Indígenas do Mundo, a ONU pede o redesenho de um novo contrato social que respeite os modos de vida e a governança dessas comunidades.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Para comemorar esta data, o Fórum Permanente sobre Assuntos Indígenas realizará um evento virtual, no qual abordará precisamente a necessidade do novo contrato para estas populações originais, anunciaram seus organizadores.

O evento é também uma oportunidade de exigir a inclusão, participação e aprovação dos povos indígenas na constituição de um sistema com benefícios para todos, acrescentaram eles.

Um contrato social é um acordo não escrito que as sociedades fazem para cooperar por benefícios coletivos, diz o site da ONU dedicado a esta data.

Em muitos países, acrescenta, as comunidades indígenas nunca foram incluídas e o acordo foi feito entre as populações dominantes, enquanto os povos indígenas foram excluídos ou marginalizados das atividades políticas e econômicas.

Portanto, a ONU defende a construção e redesenho de um novo contrato social como expressão de cooperação na busca do interesse comum e do bem comum da humanidade e da natureza, que promove a participação genuína e a igualdade de oportunidades, respeita os direitos, a dignidade e as liberdades de todos.

Neste sentido, a ONU enfatiza o direito dos povos indígenas de participar na tomada de decisões, que é um componente chave para alcançar a reconciliação entre os povos indígenas e os estados.

Segundo dados da ONU, existem mais de 476 milhões de povos indígenas vivendo em 90 países em todo o mundo, representando 6,2% da população mundial.

Estas comunidades se distinguem por uma grande diversidade de culturas, tradições, idiomas e sistemas de conhecimento únicos, bem como por uma relação especial com suas terras e ambiente.

Agora, a pandemia de Covid-19 expôs e exacerbou muitas desigualdades existentes, afetando desproporcionalmente populações já vulneráveis em todo o mundo, incluindo comunidades indígenas.

mem/ifb/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.