17 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Feira de idiomas amplifica as vozes indígenas do México e do mundo

Feira de idiomas amplifica as vozes indígenas do México e do mundo

México, 9 de agosto (Prensa Latina) A Feira Nacional de Línguas Indígenas (FLIN) inaugura hoje sua quinta edição no México, com o objetivo de valorizar o legado dos povos indígenas e revitalizar suas línguas nativas.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Até o dia 30 de setembro, acontecerá no evento, que abre suas portas paralelamente no palco virtual e físico, como parte das comemorações do Dia Internacional dos Povos Indígenas.

Discussões, mesas temáticas, palestras, apresentações artísticas e culturais fazem parte da agenda do encontro, que se constituirá em uma vitrine para exposição de bens, produtos e serviços dessas culturas ancestrais, bem como sua gastronomia típica.

Da mesma forma, a feira torna-se uma plataforma de intercâmbio sobre planejamento linguístico, boas práticas institucionais e ativismo, desenvolvido por diversas entidades, coletivos e organizações, em coerência com o Plano de Ação do México para a Década Internacional das Línguas Indígenas 2022 -2032.

Organizado pelo Instituto Nacional de Línguas Indígenas, o evento oferecerá a oportunidade de conhecer experiências de mulheres indígenas, empoderadas em seus ambientes por meio da prática de diversas atividades comunitárias, sociais e culturais.

Da mesma forma, promove a produção têxtil dessas comunidades, intimamente ligada à sua cosmogonia e linguagem, e que nas últimas décadas tem sido alvo de plágio de marcas e estilistas de renome em todo o mundo.

Nesta ocasião, a feira alterna espaços presenciais com a arena digital, após um 2020 marcado pela exclusividade das redes sociais na sua realização, devido ao impacto da pandemia Covid-19.

Da mesma forma, abordam algumas questões relacionadas ao enfrentamento da crise sanitária das comunidades originárias, visto por meio de materiais gráficos, audiovisuais e textos, com o apoio do Escritório da UNESCO no México.

Partindo da importância da língua como instrumento de comunicação e identidade, a feira promove a valorização, preservação e uso das 68 línguas indígenas existentes no México.

mem / lbl / ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.