25 de April de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Inclusão, palavra do dia na Feira Internacional do Livro de Bogotá

Inclusão, palavra do dia na Feira Internacional do Livro de Bogotá

Bogotá, (Prensa Latina) Como um teste de resistência, cineastas com deficiência visual enfrentam hoje barreiras físicas para apresentar o documentário Desafiar la Oscuridad na Feira Internacional do Livro de Bogotá (Filbo).

O audiovisual, que faz parte da categoria inclusiva do evento, foi dirigido pelo cineasta Eduardo Mejía Ocampo, que liderou um grupo de 16 pessoas com deficiência visual entre 19 e 75 anos, capaz de demonstrar que a fotografia é uma arte para todos, sem distinção.

A triagem do material abre as ações relacionadas aos temas de inclusão e igualdade que serão apresentadas na 33ª edição do evento, que se realiza desde as plataformas virtuais até 22 de agosto.

A agenda de apresentações inclui o livro de ensaios Zona ciega, de Lina Meruane, no qual ela analisa a tática policial de atirar nos olhos dos manifestantes e a perda visual no trabalho de escritores renomados, enquanto outros volumes abordarão questões como educação, oportunidades de emprego e o talento artístico das pessoas com deficiência.

Com um programa de mais de 600 atividades culturais com mais de 400 convidados de todo o mundo, o evento é uma oportunidade para restabelecer a dinâmica da indústria literária, afetada pela pandemia da Covid-19.

Definido como o espaço mais importante para a indústria editorial na Colômbia, embora a maioria das ações ocorra no espaço digital, como no ano passado, alguns espaços e eventos acontecem pessoalmente, enquanto os organizadores oferecem um amplo catálogo conectado a livrarias em todo o país.

Com a Suécia como convidada de honra, o encontro propõe uma edição sustentável em coerência com a dinâmica de desenvolvimento econômico-social do convidado honorário e seu pavilhão neste encontro, que apresenta uma floresta sob as luzes do norte.

Os espaços de intercâmbio entre os dois países se concentrarão nas relações bilaterais, inovação, igualdade de gênero, transparência e democracia, bem como no desenvolvimento da música, do cinema e da literatura do país europeu.

Entre os temas das palestras, conferências e espaços de intercâmbio, a narcoética na Colômbia, o consumo sustentável, a divulgação científica, entre outros, terão lugar em instituições culturais da cidade, com capacidade reduzida de lugares.

Uma das vantagens do evento virtual está no escopo do evento, cuja lista de convidados inclui nomes como Chimamanda Ngozie Adichie (Nigéria), Irene Vallejo, María Dueñas, Arturo Pérez Reverte (Espanha), Ana Pessoa, Nuno Judice (Portugal), Santiago Roncagliolo, Rafael Dumett (Peru), Susan Orlean e Meghan Cox (Estados Unidos).

Nesta ocasião, a feira promove a iniciativa Doar um Livro é uma Escritura de Paz, que se baseia na premissa de que as histórias e os universos valorizados em volumes são mais valiosos quando compartilhados, do que armazenados, ao mesmo tempo em que promove o acesso equitativo à educação e à cultura.

msm/lbl/vmc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES