23 de April de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Venezuela coordena acompanhamento para eleições de novembro

Venezuela coordena acompanhamento para eleições de novembro

Caracas, 3 ago (Prensa Latina) O Conselho Nacional Eleitoral (CNE) coordena hoje com organizações internacionais o programa de observação das eleições regionais e municipais marcadas para 21 de novembro.

A este respeito, o presidente do CNE, Pedro Calzadilla, se encontrou na véspera com o chefe do Conselho de Peritos Eleitorais da América Latina (Ceela), Nicanor Moscoso, no qual se discutiram as condições para o desenvolvimento das atividades de acompanhamento.

No âmbito da visita à nação sul-americana, Moscoso testemunhará o início da auditoria do registro de votantes nesta terça-feira, com o objetivo de garantir a transparência e consistência dos dados eleitorais face ao acontecimento democrático.

Em dezembro passado, Ceela confirmou a legitimidade do processo eleitoral que levou à renovação da Assembleia Nacional (Parlamento) da Venezuela para o período 2021-2026.

Da mesma forma, em julho, uma missão da União Europeia (UE) visitou o país sul-americano, com o objetivo de avaliar a viabilidade de participação no processo de observação e acompanhamento das próximas eleições.

Os peritos nomeados pela UE realizaram uma ampla agenda em território venezuelano, onde verificaram as garantias existentes para a celebração deste processo, e mantiveram reuniões com autoridades eleitorais, governamentais e legislativas, bem como com representantes das principais forças políticas do país.

A visita desta missão respondeu ao convite enviado pela CNE à União Europeia e à Organização das Nações Unidas para participarem como observadores internacionais no próximo dia de eleições.

Em 2020, o bloco comunitário descartou o envio de observadores às sessões legislativas realizadas em 6 de dezembro, questionando as condições existentes para o desenvolvimento do processo e impondo uma série de condições, rejeitadas pelas autoridades governamentais e eleitorais da nação sul-americana.

A Venezuela irá às urnas em 21 de novembro para eleger os 23 governadores e 335 prefeitos do país, além de membros dos conselhos legislativos regionais e conselhos municipais.

A renovação da CNE e a convocação das chamadas megaeleições foram um resultado direto dos acordos da mesa de diálogo nacional instalada em 2019 entre o Governo Bolivariano e vários partidos da oposição.

ga / wup / cm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES