2 de July de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Sindicato tico aponta inconstitucionalidade de lei do Emprego Público

Sindicato tico aponta inconstitucionalidade de lei do Emprego Público

San José, 2 ago (Prensa Latina) O Sindicato Nacional dos Empregados do Fundo de Previdência Social e Previdência Social (Undeca) destacou hoje a sentença de inconstitucionalidade da Câmara Constitucional IV da Costa Rica sobre o projeto de Lei de Marco Público de Emprego.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

A Câmara Constitucional (IV) confirmou que esta proposta legal é um Frankenstein político, diz o comunicado de imprensa da Undeca, que considera o parecer ‘uma derrota para a classe política neoliberal’. Logo de cara, pode-se afirmar que o bloco político hegemônico sofreu uma séria derrota, que francamente será muito difícil para eles reverterem’.

Ele indicou que o voto da Corte contém uma declaração de inconstitucionalidade de mais de trinta artigos do Projeto de Lei de Marco Público de Emprego, o que não é qualquer coisa.

Mas não é apenas por causa do número de normas que foram declaradas inconstitucionais, como também porque a votação anulou o conteúdo essencial do projeto de lei, acrescentou ele.

Rejeitada por grande parte da sociedade costarriquenha e apesar dos numerosos protestos dos sindicatos, a iniciativa legal foi aprovada no primeiro debate de 17 de junho pela Assembleia Legislativa por 32 votos a 15, e 15 deputados apresentaram imediatamente um recurso de inconstitucionalidade à Câmara Constitucional IV.

Undeca ressaltou que o núcleo duro da infeliz iniciativa legislativa, referente ao enfraquecimento da independência do Judiciário, da autonomia das universidades públicas, dos municípios e do Fundo de Previdência Social da Costa Rica, simplesmente não passou no teste da constitucionalidade.

Não há a menor dúvida de que a Câmara Constitucional está dando aos sindicatos o direito sobre estas questões, o que é maliciosamente escondido pela mídia, que promoveu toda uma campanha de ódio contra os funcionários públicos, disse ele. Depois de assinalar que o Frankenstein retornará à Assembleia Legislativa colado a um respirador com destino direto a uma Unidade de Tratamento Intensivo, Undeca repete que a oligarquia que tentou impor um Estado de fato, contra o cerne de nossa Constituição Política, saiu sangrando, com feridas graves e profundas.

‘Continuaremos opondo-nos energicamente e combatendo o que ainda resta deste projeto desmembrado, que, no entanto, ainda está na agenda selvagem da classe política neoliberal’, exaltou a Undeca e chamou a que permanecesse firme a luta para enterrar, no final, este projeto contrário ao Estado Social e Democrático de Direito.

rgh/ale/vmc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.