17 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Revelam cumplicidade militar nas torturas durante ditadura no Uruguai

Revelam cumplicidade militar nas torturas durante ditadura no Uruguai

Montevidéu, 2 ago (Prensa Latina) O Ministro da Defesa do Uruguai, Javier García, informou hoje à Assembleia Geral (Parlamento) a destituição do presidente do Supremo Tribunal Militar, Daniel Castellá, por participar do interrogatório da última vítima da ditadura.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Esta última descoberta na ata da época levou a um pedido de demissão do oficial de alta patente que participou destes eventos em 1984 e, ao mesmo tempo, trouxe à tona as complacências e silêncios denunciados nas fileiras das forças armadas durante aquele período da ditadura civil-militar entre 1973 e 1985.

Como resultado da decisão do governo, o site La Diaria trouxe à luz um testemunho judicial de 1986 no qual se afirma que durante as torturas infligidas ao médico Vladimir Roslik, de origem russa e ligado ao Partido Comunista, 10 jovens soldados participaram para que pudessem ‘aprender técnicas’.

Entretanto, o principal interrogador, Ivo Morales, nunca foi julgado pelo caso, de acordo com várias revelações em uma sentença de tribunal militar, proferida em 1986, um ano após a restauração da democracia, desconhecida até muito recentemente.

Por outro lado, a viúva e o filho de Roslik estão considerando levar o caso à Corte Interamericana de Direitos Humanos, depois que a Suprema Corte de Justiça rejeitou unanimemente um pedido para que o caso fosse encerrado.

O promotor especializado em Crimes Contra a Humanidade, Ricardo Perciballe, indicou que o caso do assassinato de Roslik foi iniciado por uma denúncia pelos crimes de omissão de funcionários para proceder à denúncia, ocultação e falsificação de documento público de causa de morte.

oda/hr/vmc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.