23 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Flexibilidade centra a nova política de comercialização em Cuba

Flexibilidade centra a nova política de comercialização em Cuba

Havana, 2 ago (Prensa Latina) A flexibilidade, a inovação e a eliminação de obstáculos estão no centro da nova política de comercialização destinada a impulsionar a produção de alimentos em Cuba, reiterou hoje o Ministro da Agricultura Ydael Jesús Pérez.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Em uma entrevista coletiva, Perez abordou sobre o impacto de uma recente resolução emitida pelo Ministério da Fazenda e Preços, que cria melhores condições para negociações de preços e contratação com os produtores.

Isto, explicou ele, se baseia no reconhecimento dos custos atuais como resultado das limitações econômicas do país devido à intensificação do bloqueio econômico, comercial e financeiro imposto pelos Estados Unidos por mais de seis décadas, os efeitos da Covid-19 e a crise econômica global.

O objetivo é tornar a comercialização mais flexível, inovar e eliminar obstáculos, processos nos quais todos, tanto a administração estatal quanto a não estatal (privada), são chamados a participar em condições de igualdade, enfatizou ele.

A resolução suprime o limite de aumento de preços para produtos agrícolas, assim como os preços centralizados e por atacado para consumo social, dietas médicas e o sistema de cuidado familiar.

Desta forma, reconhece-se que os preços ao produtor correspondem aos custos atuais, sem afetar o sistema de varejo das ajudas de custo acima mencionadas e as provisões para o sistema de cuidado da família e dos comedores de trabalhadores.

Neste sentido, o chefe de Finanças e Preços, Meisi Bolaños, enfatizou que, embora o limite de preços seja eliminado, isto não prejudica os poderes das autoridades competentes para determinar ou estabelecer preços de varejo, bem como a luta contra a especulação ou pessoas inescrupulosas.

Ele também insistiu que, apesar das dificuldades mencionadas, o país busca favorecer a população, especialmente no que diz respeito aos alimentos.

Em abril passado, o governo cubano aprovou um pacote de 63 medidas, 30 das quais foram consideradas da maior importância e outras de natureza imediata, com o objetivo de estimular a produção de alimentos no país.

Estas incluem a decisão de reduzir as tarifas de eletricidade e água para os agricultores, de reduzir o preço da ração animal doméstica e dos bioprodutos e de garantir a comercialização da carne bovina.

Também foi aceito que os pequenos produtores de gado pudessem vender sua carne diretamente na rede de varejo, em moeda nacional ou em moeda estrangeira.

oda/acl/vmc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.