24 de April de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Huelén ou Santa Lucía no Chile

Huelén ou Santa Lucía no Chile

Santiago do Chile, 1 ago (Prensa Latina) A leste do centro histórico de Santiago do Chile ergue-se um dos lugares emblemáticos da capital, que se tornou um dos parques mais visitados da cidade.

O Cerro Santa Lucía ou Huelén é o ponto de encontro de amigos, namorados e famílias inteiras, principalmente no verão, quando vêm desfrutar desta ilha a vegetação e tranquilidade.

Tal espaço ergue-se como um oasis a apenas 70 metros acima do asfalto superaquecido por milhares de carros no centro comercial Bernardo O´Higgins e nas ruas circundantes.

Os mapuches, povo originário indomável que ocupou grande parte do que hoje é o Chile e a Argentina, ainda o chamam de Huelén, que na língua mapudungún significa tristeza ou dor. Talvez – dizem – porque a sua imagem original era a de uma elevação íngreme, com solo enegrecido e quase sem vegetação.

Com a chegada dos espanhóis, foi batizada de Santa Lucía pelo colonizador Pedro de Valdivia, que em 12 de fevereiro de 1541 fundou a seus pés a aldeia que se tornou a cidade de Santiago com o passar dos anos.

Estudiosos afirmam que o morro manteve sua natureza por muito tempo, embora aos poucos foram sendo erguidas ali fortificações, que em grande parte permanecem até hoje e cuja localização se devia à sua posição estratégica, o que a tornava um ponto de observação de todo o território próximo.

No final do século XIX, o prefeito Benjamín Vicuña Mackenna deu início ao que seria a grande transformação daquele espaço em uma série de obras em comemoração ao centenário da República.

Desta forma, foram construídos um caminho de acesso e um anel viário, uma capela de estilo gótico quase no topo, jardins, praças com fontes e, principalmente, um processo de reflorestamento.

A soma de todas essas ações mudou radicalmente a imagem do lugar.

Em 1902, o arquiteto francês Víctor Villeneuve foi o responsável por uma majestosa entrada principal e outras obras de estilo neoclássico como o Terraço de Netuno, com arco triunfal, cúpula, fontes e passarelas.

Esse conjunto confere ao local um ar europeu que, embora um tanto imponente, é parte indiscutível das atrações do parque.

Com um toque muito mais moderno, o renomado muralista chileno Fernando Daza criou ali, em 1971, um mural de cerâmica em homenagem à incomparável poetisa Gabriela Mistral, Prêmio Nobel de Literatura, que é, sem dúvida, um dos grandes atrativos da cidade.

Mas Santa Lúcia ou Huelén, como queremos chamá-la, é antes de tudo um compêndio, em sua reduzida extensão e altura, da evolução histórica e cultural da capital do Chile, pela qual, muito justificadamente, foi declarada Monumento Nacional em 1983.

(Retirado do Orbe)

/ ls/gdc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES