29 de March de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Presidente de Cuba falou com estrelas olímpicas em Tóquio 2020

Presidente de Cuba falou com estrelas olímpicas em Tóquio 2020

Tóquio, 31 jul (Prensa Latina) O presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, conversou hoje com a judoca Idalys Ortiz e o boxeador Julio César la Cruz, a quem expressou sua admiração e parabéns pelas relevantes atuações em Tóquio 2020.

Os quase 11 mil quilômetros de distância entre Havana e esta capital não impediram uma conversa telefônica que também serviu para reafirmar a confiança existente na delegação antilhana, que busca figurar entre as 20 primeiras posições da mesa geral.

O presidente descreveu a medalha de prata conquistada por Ortiz como um feito, na divisão de mais de 78 quilos, apesar das dificuldades nos treinos, após vencer a doença de Covid-19 e poucos meses após a morte de seu pai.

‘Estamos orgulhosos de você, amamos muito você’, disse Diaz-Canel, um fervoroso fã de esportes, antes de ir mais longe: ‘Você é uma campeã de alma e corpo.’

A caribenha recebeu seu quarto prêmio no namoro sob as olimpíadas na véspera, depois do bronze em Pequim 2008, do ouro em Londres 2012 e da prata no Rio de Janeiro 2016, então seu status de lenda nas artes marciais é indiscutível.

Ao falar com La Cruz, quádruplo rei universal, o presidente cubano celebrou sua ‘atitude patriótica’ em sua segunda apresentação na Arena Kokugikan, aludindo ao slogan Pátria ou Morte que o atleta pronunciou depois de garantir a vitória e o metal de bronze na 91 quilos.

‘Foi um presente para este povo’, disse Díaz-Canel ao sublinhar a bravura do monarca olímpico no Rio 2016, que soube que seu rival, o cubano nacionalizou o espanhol Enmanuel Reyes, previu que iria ‘arrancar cabeças’ e dar a si mesmo uma pátria e uma Vida, título de um tema musical usado pelos inimigos da Revolução.

‘Vais continuar a ganhar e a dar medalhas ao país. E vais melhorar a cor das medalhas’, disse o governante em forma de apoio a uma delegação que neste sábado acordou com a já referida prata e bronze de Rafael Alba taekwondoca, embora já tenha garantido mais duas terceiras posições no boxe.

Há cinco anos, na cidade brasileira, a maior das Antilhas concluiu na décima oitava vaga no quadro de medalhas olímpicas com um saque de 11 medalhas, divididas em cinco de ouro, duas de prata e quatro de bronze.

Em termos de resultados históricos, graças a 77 títulos, 66 segundos lugares e 77 terceiros lugares, Cuba ocupa a 16ª posição entre 206 Comitês Olímpicos Nacionais, 14ª se a ex-União Soviética e a República Democrática Alemã forem excluídas.

Os resultados acima fazem da ilha o segundo país mais premiado em todo o continente americano, atrás dos Estados Unidos, e o primeiro entre todas as nações de língua espanhola.

jf / jdg /ml

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES