17 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Índia e China dialogarão novamente para resolver disputa de fronteira

Índia e China dialogarão novamente para resolver disputa de fronteira

Nova Deli, 31 jul (Prensa Latina) A Índia participará hoje da décima segunda rodada de negociações entre representantes militares com a China, para avançar na resolução da disputa fronteiriça bilateral.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

O encontro foi marcado para acontecer no lado chinês do ponto Moldo, na chamada Linha Real de Controle, que separa temporariamente os dois países no território Ladakh oriental da Índia, informou o jornal Daily News and Analysis.

Os delegados militares de ambas as nações vão discutir a retirada das tropas nas zonas de atrito das cidades de Hot Springs, Gogra e as planícies de Depsang, que se estendem por 900 quilômetros quadrados, disse o jornal.

Ambos os exércitos concordaram anteriormente em retornar suas tropas às posições pré-conflito que eclodiram em maio do ano passado.

A tensão entre os dois países mais populosos do planeta e com a energia nuclear atingiu seu ponto máximo em junho de 2020, após um violento confronto corpo a corpo no Vale de Galwan, considerado o pior confronto em mais de quatro décadas na fronteira bilateral.

Desde então, Índia e China têm mantido estreitas consultas a nível diplomático e militar, e em setembro passado os dois chanceleres se reuniram em Moscou, à margem de uma reunião ministerial da Organização de Cooperação de Xangai, onde concordaram em retirar as tropas e restabelecer a paz na região.

A décima primeira rodada anterior de negociações militares de alto nível ocorreu em 9 de abril deste ano em Chushul, no lado indiano da Linha Real de Controle.

Na ocasião, as duas partes concordaram sobre a necessidade de resolver as questões pendentes com rapidez e de acordo com os acordos e protocolos existentes.

Também foi enfatizado que o fim da retirada militar em outras áreas abriria caminho para a redução da escalada de forças e a restauração total da paz, no interesse do progresso das relações bilaterais.

Os dois lados concordaram sobre a importância de continuar a comunicação e o diálogo e trabalhar para uma resolução mutuamente aceitável das questões pendentes o mais rápido possível.

Eles também decidiram manter a estabilidade no terreno, evitar outro novo incidente e juntos garantir a paz.

msm / abm /ml

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.