13 de August de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Idalys Ortiz, uma marca de Cuba no judô olímpico

Idalys Ortiz, uma marca de Cuba no judô olímpico

Tóquio, 30 de jul (Prensa Latina) Longe de se apagar no tatame, a cubana Idalys Ortiz iluminou hoje sua figura no tatame olímpico Tóquio 2020, ao ganhar uma medalha de prata que a ratifica entre as melhores judocas da história.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Estou muito feliz com meu desempenho. Muita gente achava impossível conseguir outra medalha, mas sempre confiei em mim, disse Ortiz sorrindo, enquanto sua postura ereta revelava o orgulho de uma lenda do esporte. Poucos minutos depois de cair na final da divisão de mais de 78 quilos diante da japonesa Akira Sone, a caribenha descreveu o resultado como uma ‘façanha’, pois ‘sofri com Covid-19’ e ‘mal consegui treinar por dois meses e meio ‘.

Apesar do contexto adverso, afirmou que sempre foi clara sobre o seu projeto: ‘ganhar uma medalha e consegui’, embora ‘não tenha sido uma tarefa fácil porque a este nível todos os concorrentes têm muita qualidade’.

A confiança de Ortiz não é por acaso, poucos atletas podem exibir um currículo como o dela, com medalhas de bronze em Pequim 2008, ouro em Londres 2012, prata no Rio de Janeiro 2016 e agora essa nova recompensa, depois de tantos ‘anos de esforço e treinamento’.

Da mesma forma, destacou que lutou para permitir que o judô cubano terminasse com uma premiação, o que aconteceu nas disputas sob os cinco círculos olímpicos desde Montreal 1976, com exceção de Los Angeles 1984 e Seul 1988, quando a nação antilhana não participou.

Em uma das salas do Nippon BudÅ kan, espaço que recebeu o judô olímpico – pela primeira vez – em Tóquio 1964, Ortiz também confirmou que não é daquelas atletas que se embriagam rapidamente com o sucesso.

Sem dúvida, o roteiro de sua carreira está longe de se adequar a essas situações, pois ela é capaz de se adaptar aos tempos e deixar para trás o néctar das vitórias do passado para ir em busca de outras conquistas.

Você está se despedindo aqui? Era uma das perguntas, e ela respondeu: ‘Ninguém sabe disso’, então talvez a também duas vezes campeã mundial carregue uma dose de paciência, espere com calma, faça as malas e viaje para Paris 2024, em busca de aumentar ainda mais seu legado no contexto olímpico.

mh / jdg / mmd

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.