23 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Zimbábue planeja enviar tropas para Moçambique

Zimbábue planeja enviar tropas para Moçambique

Harare, 29 jul (Prensa Latina) Zimbábue planeja enviar 304 especialistas militares a Moçambique para ajudar na luta contra o terrorismo, disse hoje a Ministra da Defesa Oppah Muchinguri-Kashiri. Ela disse que o contingente do Zimbábue incluirá 303 instrutores e um oficial e fará parte das forças da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

‘Em vista do fato de que outros países terão que implantar unidades de combate, o Zimbábue se comprometeu a treinar as Forças Armadas de Moçambique que combaterão os terroristas’, Muchinguri-Kashiri foi citado como tendo dito pelo jornal Herald.

A SADC – um bloco de 15 países da sub-região da África Austral – na mais recente reunião de sua Comissão Ministerial do Órgão de Cooperação Política, Defesa e Segurança, decidiu fornecer assistência militar ao governo moçambicano.

Por sua vez, o presidente sul-africano Cyril Ramaphosa informou ao parlamento do país que estava enviando cerca de 1.500 soldados para o território do estado oriental para apoiar as forças da SADC.

Botsuana também enviou 300 tropas para apoiar a operação, e Ruanda, que não faz parte da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral, enviou aproximadamente 1.000 tropas.

Esta mobilização sub-regional segue a decisão do grupo de apoiar as autoridades de Maputo na luta contra os extremistas com filiações islâmicas distorcidas, cujos seguidores assumiram grande parte da cidade de Palma, na província de Cabo Delgado, no norte do país, em março.

As tropas do governo retomaram o controle da cidade, mas ainda são relatadas ali batalhas armadas.

Desde 2017, a província de Cabo Delgado tem lutado contra os extremistas, que deslocaram 700.000 pessoas.

mem/mt/bm/gdc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.