20 de April de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

China adverte sobre provocações militares dos EUA

China adverte sobre provocações militares dos EUA

Beijing, 29 de jul (Prensa Latina) A China disse hoje que suas tropas estão posicionadas e prontas para agir diante de qualquer ameaça ou provocação militar, enquanto monitora a passagem de um navio dos Estados Unidos pelo estreito de Taiwan.

Shi Yi, porta-voz do Exército de Libertação do Povo (PLA), frisou em comunicado que o trânsito desta quarta-feira do contratorpedeiro USS Benfold (DDG-65) por aquela área, demonstrou mais uma vez que Washington é o principal perturbador da paz e da estabilidade ali.

Como ele lembrou, os Estados Unidos recentemente lançaram provocações semelhantes e, portanto, criaram riscos à segurança.

Além de rejeitar esta manobra, o EPL mobilizou os seus comandos aéreos e navais para monitorar a trajetória do navio, está em condições de lidar com qualquer ameaça e ‘tem determinação, confiança e capacidade para proteger a soberania e integridade territorial’, acrescentou o responsável.

Desde meados do ano passado, a China conduziu vários exercícios de combate real no Estreito de Taiwan e outras áreas marítimas após as contínuas incursões militares de Washington.

Considerou uma ‘ação necessária’ para cuidar de seus interesses nacionais e testar a capacidade de combate conjunto entre as diferentes forças.

A questão de Taiwan é uma das mais delicadas nas relações Beijing-Washington e, nos últimos tempos, foi alimentada pelo apoio dos EUA às aspirações de independência das autoridades de Taipé.

A comunidade internacional aprovou com 170 votos uma resolução em 1971 que considera a República Popular da China o único representante legítimo das Nações Unidas e reconhece a ilha como parte inalienável daquela nação.

Para avançar na reunificação completa do território nacional, Beijing defende também a política de Um País, dois sistemas, aplicada nas regiões administrativas de Hong Kong e Macau.

No entanto, os líderes de Taipé se recusam a aceitar esse status.

No dia anterior, a China reiterou tolerância zero para ações separatistas, avisou os defensores da independência na ilha que será reunificada e qualquer tentativa contra essa aspiração será neutralizada.

rgh / ymr / fav/gdc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES