22 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Peru entra em novo século de independência com novo presidente

Peru entra em novo século de independência com novo presidente

Lima, 28 jul (Prensa Latina) O Peru comemora hoje o bicentenário de uma independência para muitos ainda incompleta com expectativas para o início do governo de Pedro Castillo, o primeiro professor e dirigente social eleito presidente em 200 anos.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Castillo prestará juramento em sessão solene do Congresso da República, no marco das comemorações dos 200 anos da proclamação da independência peruana pelo Libertador José de San Martí, consolidada pelo exército do Libertador Simón Bolívar, três anos depois.

O professor rural, sindicalista e agricultor dará um recado ao país na cerimônia, e há expectativa em torno do programa de mudanças que ele traçará em seu discurso e que inclui um referendo sobre uma assembleia constituinte, o que gera resistência dos conservadores e das forças neoliberais.

O evento contará com a presença dos presidentes da Argentina, Alberto Fernández; Bolívia, Luis Arce Catacora; Chile, Sebastián Piñera; Colômbia, Iván Duke; e Equador, Guillermo Lazo.

Haverá também vice-presidentes, chanceleres e outras autoridades de diversos países, representando seus dirigentes, e convidados especiais, entre os quais se destaca o ex-presidente da Bolívia Evo Morales, que chegou com uma delegação de lideranças sociais de seu país.

O novo presidente planeja uma cerimônia extra para daqui a dois dias, na região andina central de Ayacucho, na Pampa de Quinua, palco da batalha que selou o fim do colonialismo espanhol na América do Sul.

Além da mensagem do novato chefe de Estado, na imprensa e na população a expectativa é muito grande para conhecer os membros do gabinete ministerial de Castillo, que tomarão posse nesta tarde, já instalados no palácio do governo.

A composição da equipe ministerial gera grande interesse, inclusive, porque dará uma ideia da nuance que caracterizará o início da gestão de um governante humilde e que terá que lidar com um parlamento de maioria opositora e uma extrema direita beligerante que não aceita à derrota.

O tema gerou especulações sobre os indicados e se difundem conjecturas sobre dezenas de nomes, algumas promovidss por candidatos que buscavam levantar na imprensa sua possibilidade ou ambição de ingressar no gabinete.

ga / sra / cm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.