20 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Oriente Médio e Palestina ocupam debate na ONU

Oriente Médio e Palestina ocupam debate na ONU

Nações Unidas, 28 jul(Prensa Latina) O Conselho de Segurança da ONU dedicará hoje um debate à situação no Oriente Médio, incluindo a questão palestina, enquanto aumentam as preocupações com a demolição de propriedades árabes por Israel.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Conforme relatado pelos organizadores desta sessão aberta, a vice-coordenadora especial para o processo de paz no Oriente Médio, Lynn Hastings, apresentará um relatório sobre o assunto.

Os membros do Conselho e os representantes de Israel e da Palestina participarão pessoalmente da reunião, enquanto os Estados não membros deste órgão encarregado da segurança global farão suas declarações por escrito.

Nas últimas semanas, a contínua atividade expansionista dos assentamentos israelenses e o desmantelamento e confisco de estruturas palestinas na Cisjordânia dispararam alarmes na comunidade internacional.

Depois de saber da demolição de casas da comunidade beduína palestina de Humsa al-Baqai’a em 7 de julho, o especialista independente das Nações Unidas, Michael Lynk, enfatizou que, como potência ocupante, Israel está proibido de destruir propriedades árabes ‘a menos que é absolutamente necessário por necessidade militar durante as operações armadas ativas. ‘

O secretário-geral da ONU, António Guterres, em seu relatório de 18 de junho sobre a implementação da resolução 2334 do Conselho de Segurança, observou que os despejos, particularmente em áreas politicamente sensíveis como Jerusalém Oriental, ‘podem desencadear tensões e violência. Perigoso’.

Por sua vez, vários membros do Conselho alertaram que a continuidade da atividade de construção de assentamentos israelenses no território palestino ocupado prejudica a perspectiva de uma solução de dois Estados.

A criação e o reconhecimento do Estado Palestino é uma das questões pendentes mais longas na ONU, embora um Estado de Israel já exista há 70 anos.

Atualmente, a maioria da comunidade internacional concorda que é Tel Aviv que deve acabar com a colonização do território palestino para avançar em direção à paz, e que somente uma solução de dois Estados pode trazer estabilidade à região.

ga / ifb / glmv

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.