21 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Israel aumenta orçamento militar com o Irã em vista

Israel aumenta orçamento militar com o Irã em vista

Tel Aviv, 28 jul(Prensa Latina) Israel aprovou hoje destinar 17,8 bilhões de dólares para gastos militares em 2022, 2,11 bilhões de dólares a mais que o orçamento atual, em meio às ameaças de um eventual ataque ao Irã.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Um comunicado assinado pelo gabinete do primeiro-ministro e pelas carteiras de Defesa e Finanças especifica que o aumento visa ‘o rearmamento e o fortalecimento’ das Forças Armadas.

A estação de rádio Kan revelou há dias que os militares exigiram 2,7 bilhões de dólares adicionais para se preparar para uma possível incursão contra as instalações nucleares da nação muçulmana.

O governo de coalizão, formado no mês passado, deve aprovar o orçamento geral para 2022 no parlamento em novembro ou ele será dissolvido automaticamente, o que forçaria a quinta eleição a ser realizada a partir de abril de 2019.

Nesse contexto, o chefe da Defesa israelense, Benny Gantz, reconheceu nesta quarta-feira que seu país ‘está agindo’ contra o Irã, embora tenha evitado dar mais detalhes sobre o assunto.

Durante uma entrevista com a versão persa da BBC, ele afirmou que Tel Aviv se reserva o direito de agir contra Teerã.

‘Temos capacidades e métodos sobre os quais não posso fornecer mais detalhes’, frisou.

Embora aquela nação assegure que seu programa nuclear tem apenas fins pacíficos de geração de eletricidade e é um direito soberano, o Estado Judeu insiste em considerar esse projeto como uma ameaça contra seu território.

Em várias ocasiões, o governo iraniano acusou Israel de sabotar instalações nucleares, bem como o assassinato de numerosos cientistas ligados ao desenvolvimento desses centros.

No início de julho, Gantz ameaçou uma operação militar, à qual seu homólogo iraniano, Amir Hatami, respondeu que se seu país fosse atacado, ele contra-atacaria com força.

A Força Aérea israelense bombardeou um reator nuclear iraquiano em 1981, uma ação que provocou duras críticas da comunidade internacional e a aprovação de duas resoluções do Conselho de Segurança da ONU que condenavam a incursão.

ga / rob / glmv

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.