18 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Caricom pede aos EUA que respeitem os direitos de Cuba

Caricom pede aos EUA que respeitem os direitos de Cuba

Georgetown, 28 julho (Prensa Latina) A Comunidade Caribenha (Caricom) reiterou sua rejeição ao bloqueio imposto pelos Estados Unidos contra Cuba e exigiu o respeito aos direitos do Estado e do povo daquela ilha antilhana, foi relatado aqui hoje.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

A demanda está contida em uma carta enviada ao presidente dos EUA, Joe Biden, pelo primeiro-ministro de Antígua e Barbuda e atual chefe do órgão regional, Gaston Browne, divulgada nesta capital.

‘A Caricom acredita sinceramente que ele (o bloqueio) deve ser levantado para que todos os direitos do Estado cubano e seu povo sejam respeitados e defendidos’, diz a carta.

Ele também lembrou a Biden de sua participação na administração Barack Obama, sob a qual foram feitos progressos significativos nas relações com Cuba.

Browne sublinhou os laços ‘sólidos e mutuamente benéficos’ que existem há 49 anos entre o maior dos países das Antilhas e do Caribe.

‘A Caricom considera Cuba e seu povo como um membro valioso e respeitado de nossa família de nações caribenhas’, acrescenta a carta.

A este respeito, expressa preocupação com as condições atuais em Cuba, em particular a escassez de alimentos, medicamentos e outras necessidades básicas.

Tudo isso, acrescenta, como resultado ‘do prolongado embargo comercial dos EUA e das mais recentes medidas punitivas impostas pelas administrações americanas anteriores’, um cenário exacerbado pela pandemia de Covid-19 e seu impacto na deterioração da situação humanitária.

O presidente da Caricom também advertiu sobre as ameaças existentes à segurança nacional de Cuba que colocaram a ilha ’em condições de anormalidade nas quais critérios e expectativas normais não podem ser aplicados’.

mem/vc/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.