20 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Provocações à Embaixada de Cuba no Panamá

Provocações à Embaixada de Cuba no Panamá

Panamá, 27 jul (Prensa Latina) A imprensa local silenciou hoje que um grupo de pessoas sitiou a Embaixada de Cuba no Panamá gritando ofensas contra a Revolução Cubana e que foram neutralizados pelos panamenhos em solidariedade à causa da ilha.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Após convocarem pelas redes sociais com anúncios de presença de deputados, cinquenta cubanos chegaram na véspera (sem legisladores) ao parque Belisario Porras e foram segregados pela Polícia no extremo leste da praça, a cerca de 100 metros da sede diplomática.

Escoltada por uma centena de panamenhos pertencentes a organizações de solidariedade com a nação antilhana e alguns uniformizados, a casa que abriga a representação da ilha foi deixada intacta das pretensões agressivas, cujo plano divulgado pelos próprios executores era lançar objetos contra o prédio.

O ‘espetáculo’ foi ironicamente comparado aos carnavais em várias cidades do interior do país, onde bairros rivais gritam de ponta a ponta, sem que nada tenha grandes consequências.

Do lado oposto a Cuba, percebeu-se a repetição dos mesmos slogans, alguns obscenos, que usam em cada demonstração deste tipo, ausente de tese; Por outro lado, do lado da solidariedade panamenha, houve importantes pronunciamentos que neutralizaram os manifestantes.

Depois de mais de três horas de confronto verbal à distância, uma jovem panamenha tomou o microfone e acusou os opositores cubanos de ‘desestabilizar politicamente’ o Panamá, com a tolerância das autoridades e anunciou ações criminosas por tais fatos para quem quer que pareça ser o líder do grupo.

A oradora acrescentou que conhecia a situação migratória irregular de alguns dos presentes, enquanto os restantes violaram a sua condição de permanência em território nacional, período durante o qual não podem participar em atividades políticas, muito menos para sitiar uma embaixada e responsabilizar o governo por isto.

As primeiras palavras causaram um silêncio momentâneo de seus oponentes que responderam com os mesmos slogans, enquanto o grupo começava a se dissolver e em poucos minutos havia apenas um carro de som e algumas pessoas ao redor.

Entre os instigadores de tais eventos repetidos nos últimos dias, destaca-se um youtuber cubano, que chegou ao Panamá recentemente, que é publicamente apoiado por um deputado, enquanto nas redes sociais ele regularmente incita a violência em Cuba e aparentemente com medo de ter aparecido em cena com uma escolta pessoal.

Em contrapartida, o popular canal do Youtube conhecido como Guajirito Citadino, transmitiu ao vivo as quase quatro horas da polêmica, enquanto no chat inscritos transmitiram mensagens de apoio à defesa da ilha e de agradecimento aos panamenhos em solidariedade.

Da província central de Veraguas, um médico que estudou em Cuba escreveu:

‘Meus respeitos a todos os camaradas que se mantêm firmes neste momento em defesa da sede diplomática cubana no Panamá… E espero que esses mercenários pagos se dêem conta de uma vez por todas que aqui no Panamá não têm chance de fazer showzinhos na frente da Embaixada e que cada vez que forem, terão a resposta de panamenhos em solidariedade com a Revolução Cubana.’

Quando tarde da noite os provocadores partiram definitivamente, ouviu-se uma voz entre os sindicalistas que afirmou: ‘Estamos travando uma nova batalha pela solidariedade com Cuba; cumprimos.’

jha / orm/ ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.