18 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Parlamento angolano vai examinar compromisso de ajuda a Moçambique

Parlamento angolano vai examinar compromisso de ajuda a Moçambique

Luanda, 27 jul (Prensa Latina) A Assembleia Nacional Angolana (Parlamento) pretende analisar hoje a resposta do Estado ao compromisso regional de prestar ajuda militar a Moçambique na luta contra o terrorismo, considerado uma ameaça para África.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Segundo o porta-voz Raúl Lima, os deputados terão de se pronunciar sobre o pedido apresentado pelo Presidente João Lourenço, na qualidade de Comandante-em-Chefe das Forças Armadas angolanas.

A proposta do presidente obedece a um acordo da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC), que considerou a necessidade de utilizar o seu mecanismo da Força de Reserva para reforçar o confronto com grupos terroristas na província de Cabo Delgado, no norte de Moçambique.

De acordo com Lima, a ideia é enviar 20 assessores militares angolanos para integrarem a força da SADC: dois oficiais do Mecanismo de Cooperação Regional e oito do Comando da Força, além de 10 tripulantes de aeronaves de projeção aérea IL-76.

Representantes de todos os partidos políticos com bancada parlamentar receberam ontem informações sobre o assunto e apoiaram por unanimidade a iniciativa, mas a decisão final será adotada por votação dos deputados em plenário.

No domingo passado, o presidente de Moçambique, Filipe Nyusi, confirmou em Maputo, capital daquele país, que as suas Forças Armadas continuam a avançar contra os rebeldes em Cabo Delgado.

Cerca de duas mil pessoas morreram em decorrência do conflito que surgiu em 2017, enquanto o número de menores deslocados subiu para cerca de 826 mil nos últimos cinco anos, estimou o governante.

Em seu discurso transmitido pela televisão, Nyusi destacou que no início faltava certezas, mas atualmente é possível afirmar que os agressores são terroristas com ligações internacionais.

jha / mjm / ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.