26 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Espanha inicia doação de vacinas à América Latina

Espanha inicia doação de vacinas à América Latina

Madri, 26 jul (Prensa Latina) A Espanha iniciou hoje o processo de doação de 7,5 milhões de vacinas a países da América Latina e Caribe, que serão distribuídas através do mecanismo Covax da OMS.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Em nota da chancelaria e do Ministério da Saúde, o Governo espanhol destacou que se trata de cumprir o compromisso anunciado durante a Cúpula Iberoamericana de Andorra.

Ele explicou que após o acordo alcançado entre a AstraZeneca, Covax e a Espanha, as primeiras doações serão de mais de 750 mil doses e irão para o Paraguai, Guatemala, Peru, Equador e Nicarágua.

O Governo da Espanha conseguiu um total de 22,5 milhões das vacinas autorizadas na União Europeia e utilizadas no país ibérico, das quais pelo menos 7,5 milhões irão para países da América Latina.

O país explicou que as doações serão canalizadas por meio da Covax, mecanismo supervisionado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), com apoio logístico do UNICEF e da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).

Por outro lado, indicou que a distribuição será progressiva, à medida que a Espanha disponibilizar as vacinas ao mecanismo.

O Paraguai receberá 252 mil doses; a Guatemala, 201.600; Equador e Peru, 101.760; e Nicarágua, 97.920. Os embarques se concretizarão nos próximos dias. Além disso, a Espanha está atualmente processando contribuições para o Acelerador de Acesso a Ferramentas contra a Covid-19 (ACT-A) no valor de 125 milhões de euros, dos quais se somará uma contribuição adicional de 50 milhões de euros para a Covax. O executivo destacou que toda essa ação faz parte do Plano de Acesso Universal: compartilhamento de vacinas contra Covid-19. ‘Vacinação Solidária’, aprovada em Janeiro por Madri. A ideia é ajudar a garantir o acesso justo, acessível e universal à vacina como um bem público global, a fim de responder ao apelo à solidariedade da sociedade espanhola.

mem / ft / cm/gdc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.