26 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Empresa russa inicia construção de reator nuclear na Bolívia

Empresa russa inicia construção de reator nuclear na Bolívia

Moscou, 26 jul (Prensa Latina) A Corporação Estatal de Energia Atômica da Rússia (Rosatom) informou hoje o início das obras do reator do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Tecnologia Nuclear (Cidtn) na Bolívia.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Com sede na cidade boliviana de El Alto, a construção ‘não tem precedentes em nenhum lugar do mundo: a plataforma do centro é a mais alta (quatro mil metros acima do nível do mar) de todas onde foram construídas instalações de tecnologia nuclear’, indicou a Rosatom.

Segundo as autoridades, a instalação é um dos maiores projetos da nação eurasiática na América Latina e abre novas oportunidades para exportar inovações da indústria nuclear russa para países da região, observou a agência de notícias TASS.

O Cidtn contará com tecnologias avançadas que podem melhorar significativamente o padrão de vida da população boliviana e servirá como um motor para o desenvolvimento da ciência e das altas tecnologias na nação andina.

A Corporação Russa destacou que o projeto oferece soluções de alta tecnologia para uma ampla variedade de setores da economia, incluindo a produção de radiofarmacos para o tratamento de cânceres e doenças cardiovasculares e o processamento de produtos agrícolas para garantir a segurança alimentar.

O novo centro de pesquisa e desenvolvimento aumentará a vida útil dos produtos alimentícios, aumentará o volume da produção agrícola, os estudos ambientais e o uso racional dos recursos naturais, bem como a formação de especialistas da indústria nuclear.

Rússia e Bolívia assinaram em 6 de março de 2016 um acordo de cooperação intergovernamental para o uso pacífico da energia nuclear, que incluiu a construção de um centro na cidade de El Alto.

O complexo contará com reator de água pressurizada com potência nominal de até 200 quilowatts, centro de irradiação gama multiuso, complexo Ciclotron-radiofarmácia, estruturas auxiliares e diversos laboratórios de pesquisa.

mem / mml / cm/gdc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.