26 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Destacam sucesso do processo de verificação cidadã na Nicarágua

Destacam sucesso do processo de verificação cidadã na Nicarágua

Manágua, 26 jul (Prensa Latina) As principais autoridades do Conselho Supremo Eleitoral (CSE) da Nicarágua destacaram hoje o sucesso e o caráter massivo do processo de verificação cidadã realizado neste fim de semana.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Brenda Rocha, presidenta do CSE, comentou no espaço televisivo Detalhes do Momento (Canal Seis) que no sábado e domingo houve uma mobilização massiva de cidadãos em que todos os setores estiveram representados.

A verificação cidadã constitui uma etapa do calendário em que o eleitor pode consultar o Centro de Votação com antecedência suficiente, à qual deve comparecer no dia 7 de novembro, data das eleições gerais.

Entre outros dados, Rocha mencionou que funcionavam as 3.106 dependências autorizadas a realizar o processo e a participação de cerca de 25.000 técnicos eleitorais e 4.000 advogados de direitos humanos, que prestavam atendimento a idosos e pessoas com deficiência.

Também se destacou a participação de oito mil policiais e militares do Exército que garantiram a ordem e a tranquilidade nas áreas urbana e rural, respectivamente.

A presidenta do tribunal eleitoral lembrou que o processo de apuração continua (online) e que no dia 8 de setembro os cadernos eleitorais fecham conforme a lei (45 dias antes das eleições).

O magistrado Cairo Amador, vice-presidente do CSE, qualificou o ato de apuração como um transbordamento de cidadãos e o considerou duplamente um teste para a nomeação nas urnas e um ato de confiança da população para com a instituição.

Em declarações à revista En Vivo (Canal Quatro), Amador sublinhou que a aprovação do calendário eleitoral no fim de semana representou um repúdio a qualquer intenção de violência no país.

Cerca de 4,7 milhões de nicaraguenses são convocados às urnas no primeiro domingo de novembro, conforme estabelece a Constituição Política, para eleger a fórmula presidencial, 92 deputados à Assembleia Nacional (Legislativa) e 20 ao Parlamento Centro-Americano.

mem / fgn / hb/gdc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.