24 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Amigos de Cuba na Colômbia propõem o Dia da Rebeldia Continental

Amigos de Cuba na Colômbia propõem o Dia da Rebeldia Continental

Bogotá, 26 jul (Prensa Latina) O Movimento Colombiano de Solidariedade com Cuba propôs que o dia 26 de julho fosse declarado Dia da Rebeldia Continental pelos povos de Nossa América.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

O coletivo colombiano de solidariedade propôs a iniciativa através de um comunicado quando Cuba comemora e celebra o 68ú aniversário dos ataques ao quartel de Moncada e Carlos Manuel de Céspedes, sob a orientação do líder da Revolução Fidel Castro, eventos que mudaram a história do país e do continente Antilhano.

O Movimento expressou seu abraço fraterno e solidariedade com o povo irmão de Cuba neste glorioso 68ú Aniversário do Dia da Rebeldia Nacional.

Os ataques a essas fortalezas militares constituem um ponto histórico de convergência a partir do qual começou a segunda, verdadeira e definitiva independência de Nossa América, ressaltou o Movimento.

Disse que neste Dia Nacional da Rebeldia, eles estão celebrando a data e também a presença em Washington das Pontes do Amor, um movimento americano que exige que o Senado e a Presidência dos Estados Unidos ponham imediatamente fim ao bloqueio genocida imposto por mais de 60 anos contra Cuba.

Rejeitou esta política unilateral, recentemente ratificada pelo Presidente Joseph Biden contra a vontade de todos os povos do planeta, com exceção dos Estados Unidos e Israel, ‘dois governos moralmente isolados pelo resto da humanidade’. ‘O povo heroico de Cuba é hoje acompanhado pela justiça e afeição dos povos do planeta que querem um mundo melhor para elevar a qualidade de vida de todos e para salvar o habitat comum para as novas gerações’, enfatizou no comunicado.

Enfatizou que nada nem ninguém pode deter o justo grito global da humanidade que não pode conceber como o bloqueio cruel e impiedoso continua no meio da pandemia da Covid-19.

Instou o Movimento Pontes de Amor nos Estados Unidos e todos os amigos de Cuba, com os quais ele está unido, a continuar a luta pela justiça, fraternidade e paz para os povos.

Em 26 de julho de 1953, um grupo de jovens revolucionários, sob a orientação do líder da Revolução Cubana, atacou o quartel Guillermón Moncada, na província de Santiago de Cuba, e o quartel Carlos Manuel de Céspedes, na atual Granma, ambos no leste do país.

Embora as ações não tenham atingido seus objetivos imediatos, dois anos depois tornaram possível iniciar a guerra nas montanhas, derrubar o golpe de Estado de Fulgencio Batista (1952) e garantir o triunfo da Revolução em 1 de janeiro de 1959.

O povo da ilha comemora hoje a data sob o slogan Minha Moncada é hoje, um chamado para defender o projeto socialista de casa, trabalho ou redes sociais na era do golpe suave contra Cuba.

mem/otf/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.