20 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Alegria em Madri com ‘A Paisagem da Luz’

Alegria em Madri com ‘A Paisagem da Luz’

Madri, 26 jul (Prensa Latina) Raramente um nome resume arte, história, arquitetura e natureza com tanta precisão, como 'A Paisagem da Luz' de Madri, Patrimônio da Humanidade.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

A capital espanhola acorda hoje exultante com o status concedido ao Passeio do Prado (Paseo del Prado, em espanhol) e ao Bom Retiro (Buen Retiro) pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), durante reunião ontem do Comitê do Patrimônio na cidade chinesa de Fuzhou.

Para além das avaliações oficiais, não é difícil imaginar a atratividade de Madri num olhar fugaz a esta emblemática ‘Paisagem da Luz’, onde a alegria dos turistas e residentes é suprema.

De um lado para o outro, não importa de onde comece o passeio, haverá motivos para admirar os arredores. Da Fonte de Netuno (Fuente de Neptuno), do próprio Museu e do Passeio do Prado, da Câmara Municipal de Madri, da Fonte de Cibeles (Fuente de Cibeles) da Porta de Alcalá (Puerta de Alcalá), do Lago do Bom Retiro (Estanque Buen Retiro) (…).

Ou os Museus de Artes Decorativas e Naval, o Monumento a Francisco de Goya, a Real Academia Espanhola, o Passeio das Estatátuas (Paseo de las Estatuas), a Casa de América, o Jardim de Rosas do Retiro (Rosaleda del Retiro), a Casa Árabe, a Estação Atocha e o Museu Rainha Sofia (Museo Reina Sofia) ( …).

Em suma, é a 49ª entrada da Espanha nesta seleta lista, e a quinta de Madrid, junto com os Faiais de Montejo (Hayedo de Montejo), o mosteiro El Escorial, a cidade de Alcalá de Henares e a paisagem cultural de Aranjuez.

Este reconhecimento reflete ‘o melhor da nossa história, ciência, arte e o melhor do nosso futuro’, afirmou o prefeito da capital espanhola, José Luis Martínez Almeida. ‘Estaremos à altura da tarefa’, disse ele.

A chancelaria comentou, por sua vez, que ‘A Paisagem da Luz’ constitui o coração verde da capital espanhola.

‘A sua excepcionalidade consiste em apresentar um espaço de natureza urbana que surgiu em meados do século XVI como um arvoredo intramuros, constituindo o primeiro passeio dentro dos limites da cidade de todas as cidades e capitais europeias.

Área considerada Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco, tem cerca de vinte árvores únicas, entre elas o Cipreste-alvo, , Acer prateado, Cedro do Líbano, Olmo do Cáucaso, Abeto Himalaia, Butiá y Gingko.

mem / ft / cm/gdc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.