3 de December de 2021

NOTICIAS

Israel impede que combustível entre em Gaza para usina de energia

Israel impede que combustível entre em Gaza para usina de energia

Ramallah, 25 jul (Prensa Latina) Israel impediu que 24 caminhões carregados de combustível entrassem na Faixa de Gaza para abastecer a usina elétrica da região onde vivem mais de dois milhões de pessoas, informou hoje uma fonte jornalística.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

A agência de notícias Maan disse que as forças de segurança israelenses proibiram a entrada do comboio, que deveria entrar neste domingo pela passagem de Karem Shalon, sem dar qualquer explicação.

Especialistas e comerciantes da Faixa de Gaza alertaram há uma semana sobre o colapso do setor produtivo naquele território palestino devido aos bombardeios israelenses ocorridos em maio passado, que causaram 250 mortes.

Os setores industrial e privado são os mais afetados pela crise, disse Ali al-Hayek, diretor da Associação de Empresários Palestinos.

Mais de mil instalações econômicas foram destruídas, se não houver soluções rápidas a economia local entrará em colapso, o que aumentará ainda mais as taxas de desemprego e pobreza, estimou.

Por sua vez, Mohammed Abu Jayyab, economista que mora em Gaza, acusou Tel Aviv de ter como alvo ativos econômicos vitais.

Dois meses depois do ataque, as restrições impedem a reparação do sistema de oleodutos para transporte de água na Faixa de Gaza, revelou recentemente o jornal Haaretz.

De acordo com o jornal israelense, o esgoto se acumula em poças perto de áreas residenciais e entra nos canos que levam o líquido potável.

O jornal da manhã recordou que o ministro da Defesa, Benny Gantz, proibiu a entrada de matérias-primas e materiais de construção naquela região.

Diante dessa situação, o Ministério das Relações Exteriores da Palestina acusou Israel de reforçar seu bloqueio a Gaza e dificultar seu processo de reconstrução.

O Banco Mundial estimou em 570 milhões de dólares o valor das perdas na Palestina como resultado dos bombardeios.

jcm / rob / hb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.