30 de November de 2021

NOTICIAS

Panamá e México assinaram acordo de Associação Estratégica

Panamá e México assinaram acordo de Associação Estratégica

Panamá, 24 jul (Prensa Latina) A Ministra das Relações Exteriores do Panamá, Erika Mouynes, que participa hoje da Reunião de Ministros das Relações Exteriores da Celac, assinou um Acordo de Associação Estratégica com seu homólogo mexicano, Marcelo Ebrard.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o acordo substitui a Comissão Binacional Permanente e será presidido pelos Chanceleres das duas nações, que se reunirão alternadamente uma vez ao ano, enquanto os órgãos executivos deste Conselho serão um grupo de trabalho (gênero) e três comissões: assuntos políticos, econômicos e de cooperação.

A esse respeito, Mouynes escreveu em sua conta no Twitter que ‘o Acordo de Associação Estratégica permitirá que nossos dois países fortaleçam o diálogo político, econômico, social e cultural de que tanto precisamos para nos recuperar desta #pandemia’.

Durante a assinatura, a chefe da diplomacia panamenha reiterou a disposição do Governo Nacional de aprofundar o diálogo político sobre temas bilaterais, regionais e multilaterais de interesse mútuo, entre os quais se destacam a integração mesoamericana e latino-americana, além da aproximação com outras regiões como Ásia-Pacífico e Caribe.

Constatou-se também que as partes manifestaram interesse em promover investimentos e aprofundar o uso do Tratado de Livre Comércio e o fortalecimento das relações econômicas por meio de comércio, investimentos, cooperação empresarial e alianças estratégicas com pequenas e médias empresas para a geração de oportunidades de emprego.

Tanto Mouynes quanto Ebrard expressaram seu desejo de promover a cooperação em questões institucionais, direitos humanos, ambientais, trabalhistas, educacionais, técnicas, sociais, agrícolas, florestais, turísticas, culturais, artísticas, esportivas, inovação científica e tecnológica, entre outros setores de desenvolvimento sustentável.

Enquanto isso, o grupo de trabalho de Gênero promoverá a formulação de políticas que contribuam para a eliminação das desigualdades entre homens e mulheres, com vistas ao cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 20-30.

A XXI Reunião de Ministros das Relações Exteriores da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) se reúne neste sábado na capital do México, país que sediará a Cúpula de Chefes de Estado e de Governo dessa organização regional em setembro.

msm / npg / hb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.