9 de December de 2021

NOTICIAS

Ministros de Relações Exteriores da Celac rumo à unidade regional

Ministros de Relações Exteriores da Celac rumo à unidade regional

México, 24 jul (Prensa Latina) Os ministros de relações exteriores latino-americanos e caribenhos se reunirão hoje no castelo de Chapultepec, defendido com a vida por seis crianças heroínas durante a invasão ianque de 1847, para ratificar a unidade regional diante de complexos desafios.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Esta é a XXI Reunião de Ministros das Relações Exteriores da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) que, nesta ocasião, têm a tarefa de preparar os documentos de base para a Cúpula de Chefes de Estado e Governo de setembro no México nesta mesma cidade.

Este país é o anfitrião porque detém, pelo segundo ano consecutivo, a presidência pro tempore da instituição que congrega 33 nações (excluindo os Estados Unidos) e 15 observadores, bem como várias organizações regionais do sistema das Nações Unidas.

A particularidade deste ano é que o encontro coincide com o 238ú aniversário do nascimento do Libertador Simón Bolívar, a quem o México homenageia há vários dias com uma intensa programação que incluiu o cancelamento de uma cédula com seu título e o batismo com seu nome para um pátio de cerimônia na chancelaria, na qual se somam outras atividades de instituições culturais e acadêmicas.

É por isso que as atividades dos chanceleres começam às 10h da manhã no salão do castelo para uma cerimônia de homenagem dirigida pelo presidente Andrés Manuel López Obrador.

Terminada a homenagem ao Libertador, terá início a sessão de abertura do encontro onde o chanceler mexicano, Marcelo Ebrard, dará as boas-vindas oficialmente, embora o protocolo já tenha ocorrido ontem, sexta-feira.

Imediatamente após as boas-vindas, o próprio Ebrard fará o relatório do que o México fez em seu longo mandato presidencial, e apresentará os documentos que servirão de base para a reunião que possui cada país membro, faltando somente a apreciação das sugestões para repassá-las ao comitê organizador da cúpula de 18 de setembro.

Apesar de haver uma conferência de imprensa anterior, as sessões de trabalho decorrerão a portas fechadas e, no final, haverá uma declaração ou relatório dos anfitriões.

Segundo transcendido, os documentos que serão debatidos incluem o Plano Integral de Autossuficiência em Saúde de Alicia Bárcena, secretária da Comissão Econômica da América Latina e do Caribe (CEPAL), o Acordo de Cooperação em Segurança Alimentar de Julio Berdegué em nome da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO).

Os chanceleres submeterão então para análise os documentos que serão aprovados pelos chefes de Estado em sua cúpula de setembro na Cidade do México, até agora presencialmente, incluindo a Declaração Política que a encerrará.

jha / lma / hb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.