27 de June de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Relações Exteriores da Nicarágua destaca o 60ú aniversário da FSLN

Relações Exteriores da Nicarágua destaca o 60ú aniversário da FSLN

Moscou, 23 jul (Prensa Latina) O Ministro das Relações Exteriores da Nicarágua, Denis Moncada, destacou aqui o 60ú aniversário da criação da Frente Sandinista de Libertação Nacional (FSLN), que seu país comemora hoje, durante uma recente visita à Rússia.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

O Ministro das Relações Exteriores lembrou que a FSLN deu continuidade à luta anti-imperialista e justa de Julio César Sandino, ‘diante da intervenção armada e política dos Estados Unidos no passado e no século presente, até que a libertação nacional fosse alcançada’, ressaltou.

Falando exclusivamente à Prensa Latina em Moscou, Moncada salientou que desde sua criação em 23 de julho de 1961, a Frente se tornou a vanguarda da luta do povo nicaraguense para alcançar o triunfo da Revolução do Povo Sandinista em 19 de julho de 1979.

‘Essa foi uma conquista histórica, assim como a Revolução Cubana’. Não importa o quanto eles nos atacam e nos invadem, nos assediam, nos bloqueiam, com todo o sofrimento que geram, nossos povos têm a capacidade de resistir e vencer’, comentou ele.

O chefe da diplomacia nicaraguense lembrou que durante seus 10 anos no poder, a FSLN enfrentou uma contrarrevolução financiada e apoiada pelos Estados Unidos, ‘com mais de 15.000 homens armados que atacaram nosso estado, o que causou a perda de 50.000 vidas’.

Ele disse que apesar da constante agressão e pressão externa, durante aquela década a Frente construiu um novo estado a partir das estruturas deixadas pela ditadura da Somoza, que representavam os interesses dos EUA no país.

Quando o presidente Daniel Ortega assumiu novamente o governo em 2007, o que ele fez foi dar continuidade aos projetos sociais avançados e progressistas de nosso governo inicial, disse o presidente nicaraguense.

Disse que os direitos básicos da população foram restaurados, incluindo o direito à saúde, educação, alimentação, igualdade de gênero, esporte e recreação.

Entre outras realizações, Moncada destacou a expansão das estradas do país, os esforços para melhorar a segurança alimentar e a infraestrutura básica para proporcionar qualidade de vida aos nicaraguenses.

‘Hoje, 99% de nossa população de 6,5 milhões de pessoas têm acesso à eletricidade. Trabalhamos para uma mudança na matriz energética e, no momento, entre 65 e 70% da energia consumida não é poluente, outra conquista importante.

A participação das mulheres na conquista de seus direitos é um elemento muito importante para nosso governo e o país está progredindo em seu empoderamento e participação em atividades políticas, culturais, econômicas, ministeriais e parlamentares, disse.

Atualmente, as mulheres na Nicarágua constituem quase 50% dos membros do parlamento, quase 60% dos chefes de ministérios e órgãos governamentais e cerca de 60% das autoridades judiciais.

‘Progresso, benefícios para a população… O Presidente Ortega resume isso dizendo que nosso governo tem uma política preferencial para os pobres. O que buscamos é o bem comum e somos inclusivos’, disse.

Moncada enfatizou que, no entanto, ‘somos claros que há sempre contradições, que há sempre pequenos grupos que se opõem a ele e com a intenção de derrubá-lo por meios violentos’.

O Ministro das Relações Exteriores da América Central advertiu que tais perigos prevalecem e aumentam na nação no período que antecede as eleições de 7 de novembro, e advertiu sobre o aumento do financiamento dos EUA para os opositores internos.

Em vista desta situação, ele disse que a FSLN tinha aprendido com suas experiências ‘a existir como um Estado, como uma nação, com o direito de definir nossas políticas, de realizar nosso governo como o povo escolhe, vota e decide fazer; e para isso nos defenderemos’, disse ele.

oda/mml/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.