30 de November de 2021

NOTICIAS

Plataforma virtual sobre a cultura milenar da América Latina

Plataforma virtual sobre a cultura milenar da América Latina

Lima, 23 jul (Prensa Latina) A exposição virtual Guardiões dos Khipus, a primeira do gênero dedicada aos chamados nós incas, aproxima hoje esta cultura pré-colombiana desenvolvida no Peru dos usuários do mundo inteiro.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

O projeto, disponível na plataforma Google Art and Culture, destaca as cordas coloridas com nós e tramas que a civilização sul-americana usou para registrar números e histórias e possui mais de 150 recursos gráficos e interativos.

A iniciativa garante a digitalização e preservação destas peças para estudo futuro e reúne 16 histórias sobre os elementos narrativos e estatísticos utilizados pela civilização andina.

Segundo sua curadora, Cecília Pardo, a exposição confirma o papel fundamental do khipus durante a expansão do império inca e sua sobrevivência até os dias de hoje.

Com o apoio do Museu de Arte de Lima, a exposição aumentou seu alcance através da plataforma online, o que permite aos visitantes dar uma olhada no legado do primeiro império da América Latina.

Hoje, mais de mil cópias tecidas representando números e outras formas de escrita que não palavras e papel são preservadas em coleções privadas e museus ao redor do mundo.

mgt/chm/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.