1 de December de 2021

NOTICIAS

Jornal dos EUA publica apelo à eliminação de sanções contra Cuba

Jornal dos EUA publica apelo à eliminação de sanções contra Cuba

Washington, 23 jul (Prensa Latina) O New York Times publicou hoje uma carta assinada por mais de 400 personalidades pedindo ao Presidente dos Estados Unidos Joe Biden que revogue as medidas unilaterais contra Cuba aprovadas pela administração anterior.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

O texto, apoiado por intelectuais, artistas, políticos, acadêmicos, religiosos e juristas, constitui um ‘apelo público urgente’ para desfazer a regulamentação ‘cruel’ implementada durante o mandato de Donald Trump (2017-2021), que acrescentou 243 novas sanções contra a ilha ao bloqueio.

O documento, disponível na plataforma Let Cuba Live, inclui assinaturas do ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, do ex-presidente equatoriano Rafael Correa, assim como dos artistas americanos Danny Glover, Susan Sarandon, Jane Fonda e Mark Ruffalo.

O apelo contra o bloqueio também é apoiado pelo britânico Jeremy Corbyn; o reverendo Jim Winkler do Conselho de Igrejas dos EUA; o teólogo brasileiro Frei Beto; o Prêmio Nobel da Paz Adolfo Pérez Esquivel; e organizações como a Codepink e Black Lives Matter.

Achamos inconcebível, especialmente durante uma pandemia, bloquear intencionalmente as remessas e o uso por Cuba de instituições financeiras globais, que são necessárias para a importação de alimentos e remédios para a ilha da Índia Ocidental, sublinha a carta.

‘Nós apoiamos o povo cubano’, disse Biden em 12 de julho, e as personalidades o lembram na carta publicada hoje no diário nova-iorquino que, se for esse o caso, ele deveria reverter as restrições de Trump e deixar de tratar Cuba como um inimigo existencial em vez de um vizinho.

Retomem a abertura e iniciem o processo de fim do bloqueio, eles sugerem, enquanto advertem que em 23 de junho a maioria dos Estados membros da ONU votou para levantar as sanções na ilha.

Finalmente, exortam o atual chefe da Casa Branca a retomar o caminho promovido pelo ex-presidente Barack Obama, que em seus últimos anos de mandato promoveu um processo de normalização das relações entre Washington e Havana.

oda/avr/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.