3 de December de 2021

NOTICIAS

Exigem saída de Ghani para a paz no Afeganistão

Exigem saída de Ghani para a paz no Afeganistão

Cabul, 23 jul (Prensa Latina) O porta-voz do Talibã, Suhail Shaheen, insistiu hoje que só haverá paz no Afeganistão quando o presidente Ashraf Ghani for removido do poder e um novo governo for constituído. Shaheen, que também é membro da equipe de negociação do grupo de oposição, disse que vai depor as armas quando um governo negociado aceitável para todas as partes no conflito for instalado em Cabul, disse a agência de notícias Ariana na sexta-feira.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

O Talibã apreendeu vários territórios nas últimas semanas, ocupando cruzamentos de fronteira estratégicos e ameaçando várias capitais da província, enquanto os últimos soldados dos EUA e da OTAN deixam o Afeganistão.

Shaheen disse não acreditar no monopólio do poder no Afeganistão porque os governos que o fizeram não tiveram sucesso, incluindo o próprio regime de cinco anos do Talibã.

O porta-voz rejeitou o direito de Ghani de governar, ressuscitando as alegações de fraude generalizadas que cercaram sua vitória nas eleições de 2019.

Enquanto isso, Shaheen disse que as negociações da semana passada em Doha foram um bom começo, mas as repetidas exigências do governo por um cessar-fogo enquanto Ghani permanecesse no poder equivalem à rendição do Talibã.

mem / gfa / hb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.