5 de December de 2021

NOTICIAS

Bactérias intestinais ligadas ao desenvolvimento cerebral infantil

Bactérias intestinais ligadas ao desenvolvimento cerebral infantil

Ottawa, 23 jul (Prensa Latina) Bacteroides (bactérias que geram metabólitos chamados esfingolipídios) presentes na microbiota intestinal afetam o desenvolvimento do cérebro de bebês do sexo masculino, como foi conhecido hoje pela revista Gut Microbes.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

A pesquisa conduzida pela Universidade de Alberta no Canadá, na qual participaram 400 crianças, determinou que aqueles com a maior proporção dessas bactérias, depois de um ano, apresentaram melhora acentuada nas habilidades cognitivas e de linguagem.

No caso das meninas, a publicação especifica que elas geralmente obtêm melhores resultados em idade precoce nas habilidades analisadas, apresentando ao mesmo tempo uma maior probabilidade de terem uma quantidade elevada de bacteroides em sua microbiota intestinal (conjunto de bactérias que vivem no intestino).

Os especialistas concluíram que os esfingolipídios produzidos por esse tipo específico de microrganismos constituem a mielina, substância destinada principalmente a aumentar a velocidade dos sinais transmitidos entre os neurônios, vital para o desenvolvimento das funções cerebrais.

Fatores como o aleitamento materno, dieta rica em fibras e exposição à natureza são fatores que podem predispor ao aumento do percentual de bacteroidetes na flora intestinal, enquanto o parto cesáreo causaria uma diminuição.

Porém, variações na microbiota intestinal não significam que as crianças que não as desenvolvem fiquem em desvantagem, devido à necessidade de verificar a evolução ao longo do tempo e a incidência de outros fatores, esclarece o artigo.

A pesquisa destacou a detecção futura de distúrbios neurológicos em idade precoce, como autismo ou transtorno de déficit de atenção, entre outras patologias.

mgt / nmr / hb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.