28 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Pedem sanções a estações de TV ucranianas por transmitirem em russo

Pedem sanções a estações de TV ucranianas por transmitirem em russo

Kiev, 21 jul (Prensa Latina) O comissário para a proteção da língua oficial na Ucrânia, Taras Kremen, pediu sanções para seis emissoras de televisão daquele país por veicularem filmes em russo, informou hoje a imprensa local.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

‘De acordo com os resultados do monitoramento, foram reveladas violações da lei sobre a língua do estado: filmes e séries foram exibidos em russo nos canais de televisão Inter, Ucrânia, ICTV, Mega, NTN, K1’, postou Kremen em sua página no Facebook.

Salientou que, por este motivo, enviou uma carta ao Conselho Nacional de Televisão e Radiodifusão da Ucrânia, solicitando a aplicação de sanções legais contra ele.

O responsável ucraniano pediu os restantes canais a cumprirem as regras da lei sobre a exibição obrigatória de filmes e séries na língua oficial.

O Verkhovna Rada (Parlamento ucraniano) aprovou a lei na língua ucraniana em 25 de abril de 2019, e em 15 de maio o documento foi assinado pelo então presidente Petro Poroshenko, lembrou a agência de notícias TASS.

Naquele ano, a Comissão de Veneza, órgão consultivo do Conselho da Europa em matéria de direito constitucional, recomendou que as autoridades ucranianas revisassem a chamada Lei da Língua.

Seus especialistas consideraram que Kiev deveria aprovar uma lei sobre as minorias nacionais, caso contrário, sua legislação linguística seria discriminatória. Eles também propuseram que ele considerasse a possibilidade de suspender o mecanismo de sanções por violação das regras.

Por lei, todas as atividades culturais naquele país devem ser realizadas apenas no idioma do estado, e os canais de televisão devem ter 90% de sua programação em ucraniano.

A nova legislação foi aplicada a partir deste ano no setor de serviços, e desde 16 de julho na Ucrânia entraram em vigor as regras relativas à ‘ucranização’ da indústria cinematográfica, à realização obrigatória de eventos em língua oficial e à aplicação de exames para estabelecer o nível de seu domínio.

ga / mml /fav

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.