16 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Primeiro Ministro do Haiti assumirá em meio a fissuras políticas

Primeiro Ministro do Haiti assumirá em meio a fissuras políticas

Porto Príncipe, 20 de julho (Prensa Latina) O neurocirurgião Ariel Henry tomará posse hoje como primeiro-ministro do Haiti, o sétimo desde março de 2017, justamente quando os desentendimentos entre as forças políticas preveem o agravamento da crise no país.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Formado em universidades do Haiti, França e Estados Unidos, até o momento atua como chefe de neurocirurgia do Hospital Bernard Mevs, um dos mais importantes do país.

De janeiro de 2015 a março de 2016, trabalhou na frente das carteiras do Interior e Coletividades Territoriais, bem como dos Assuntos Sociais e do Trabalho, sob a administração do ex-Presidente Michel Martelly (2011-2016).

Ele também foi membro do gabinete do Ministério da Saúde em várias responsabilidades de 2006 a 2011, e consultor para o Mundo e Organizações Pan-Americanas de Saúde de 1993 a 1996.

Em 2004, durante a crise do final do mandato do ex-Chefe de Estado Jean Betrand Aristide, Henry tornou-se vice-presidente do Conselho de Reis Magos, plataforma que se encarregou da seleção do primeiro-ministro e das consultas para a formação do gabinete.

Recentemente, ele ingressou na célula científica de combate à Covid-19, criada logo depois que os primeiros casos foram diagnosticados aqui, em março de 2020.

Na arena política, Henry é reconhecido por ser um moderado que passou pelo Partido Social Democrata, Partido Nacionalista Progressista Revolucionário Haitiano, Fusão de Social-democratas Haitianos e União Patriótica.

Entre os desafios destacam-se chegar a um acordo nacional e realizar eleições ‘o mais rapidamente possível’, num momento em que as forças políticas e sociais questionam a sua legitimidade, e se reúnem para traçar o destino da nação com uma solução nacional.

Henry foi nomeado em 5 de julho, dois dias antes do assassinato do presidente Jovenel Moïse, e estrelou uma luta pelo poder com o primeiro-ministro em exercício Claude Joseph, que se autodenominou presidente interino após o assassinato.

Sua tomada de posse fecha uma crise governamental iminente, mas alimenta tensões com partidos e organizações sociais que defendem um governo de transição consensual.

jha / ane /ml/gdc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.