30 de November de 2021

NOTICIAS

Organizadores de Tóquio 2020 prometem Olimpíadas seguras

Organizadores de Tóquio 2020 prometem Olimpíadas seguras

Tóquio, 20 jul (Prensa Latina) Os organizadores do Tóquio 2020 ratificaram sua confiança hoje e prometeram jogos seguros, apesar dos casos positivos de Covid-19 detectados em torno da família olímpica já hospedada no Japão.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

No primeiro dia de sessões da 138ª assembleia do Comitê Olímpico Internacional (COI), o primeiro-ministro japonês Yoshihide Suga disse: ‘A luz no fim do túnel pandêmico já está à vista’.

Diante de um pequeno número de convidados, Suga indicou que o evento vai oferecer ‘sonhos e esperanças’, ‘inspirar os jovens do mundo’ e mostrar a unidade da humanidade ‘, já que o planeta enfrenta o ataque da doença mortal.

Por sua vez, o presidente do COI, Thomas Bach, admitiu que havia dúvidas sobre a realização do evento, cuja inauguração oficial está marcada para esta sexta-feira, dia 23 de julho.

‘Houve dúvidas, preocupações durante o dia e muitas noites sem dormir, porque não sabíamos o que nos traria o amanhã’, reconheceu Bach em seu discurso aos presentes no encontro organizado na Vila Olímpica.

O gerente alemão destacou que o COI e os organizadores japoneses tinham apenas duas opções em 2020: ‘cancelar ou adiar’, e disse que optar pela primeira opção ‘teria sido a mais fácil’.

No entanto, deixou claro que ‘nunca pensamos no cancelamento’, ‘não abandonámos os atletas’, ‘não contribuímos para o ambiente de incertezas’, ao mesmo tempo que reiterou a sua confiança no sucesso de Tóquio 2020.

‘Serão jogos diferentes’, afirmou, entretanto, a presidenta da comissão organizadora, Seiko Hashimoto, que afirmou que a luta visa ‘religar o mundo num contexto de limitações’.

A 138ª sessão plenária do COI começou nesta terça-feira sob um formato misto presencial e remoto, e serviu para apresentar o relatório final dos preparativos para a 32ª edição dos Jogos Olímpicos da era moderna.

Tudo isso aconteceu enquanto Tóquio continua em um novo estado de alarme com o aumento de casos da Covid-19 e mais de 80% dos japoneses são contra a realização dos Jogos Olímpicos, de acordo com pesquisas de empresas locais de pesquisa.

mem / jdg / hb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.