6 de December de 2021

NOTICIAS

Grécia condena interferência turca no Chipre

Grécia condena interferência turca no Chipre

Atenas, 20 jul (Prensa Latina) O Governo da Grécia condenou hoje o que chamou de 'comportamento provocativo' da Turquia, em relação à abertura de Varosha, um bairro fechado na autoproclamada República de Chipre do Norte.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Ersin Tatar, primeiro-ministro daquela localidade apenas reconhecida por Ancara, anunciou o levantamento do estatuto de zona militar na cidade de Famagusta, onde fica Varosha.

Durante um discurso no aniversário da ocupação turca e na presença do presidente do país eurasiático Recep Tayyip Erdogan, Tatar garantiu que 3,5 por cento de Varosha será aberta e será dada prioridade aos antigos proprietários greco-cipriotas para apresentarem as suas reivindicações para devolução ou compensação.

A ação foi condenada e classificada como ilegal pelo Ministério de Relações Exteriores grego por meio de nota.

A Turquia deve pôr fim imediatamente ao seu comportamento provocativo e agir de acordo com o direito internacional, destaca a nota, acrescentando que as provocações não ficarão sem resposta.

As divergências quanto ao status de Chipre fazem parte da disputa histórica entre as duas nações, que também enfrentam questões como a migração e a exploração de hidrocarbonetos no Mar Mediterrâneo.

Erdogan insiste que a única solução viável para aquela ilha mediterrânea é estabelecer dois Estados, enquanto Atenas indicou que só aceitará um acordo de paz baseado em resoluções das Nações Unidas.

A disputa se concentra no controle da parte norte do território cipriota, onde existe um governo autônomo desde 1974.

A Turquia invadiu e ocupou a parte norte de Chipre após um golpe naquele ano instigado pela junta militar que governava a ilha mediterrânea.

Por um lado, os cipriotas turcos exigem atualmente a presidência rotativa no território, enquanto os cipriotas gregos do sul exigem a retirada dos 30.000 soldados turcos posicionados na ilha e a não interferência de Ancara.

mem / ehl / hb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.