6 de December de 2021

NOTICIAS

Grande dia de mobilização acontecerá hoje na Colômbia

Grande dia de mobilização acontecerá hoje na Colômbia

Bogotá, 20 de julho (Prensa Latina) Muitos setores sociais e populares da Colômbia tomarão as ruas das cidades do país hoje em um novo dia de protestos convocado pelo Comitê Nacional de Desemprego (CNP).
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

A manifestação, que se espera que seja massiva, inclui manifestações pacíficas tradicionais, bem como encontros culturais, incluindo concertos.

Ele coincide com o Dia da Independência Nacional da Colômbia da coroa espanhola e o início de um novo período legislativo.

Os manifestantes em Bogotá acompanharão o CNP, formado por sindicatos de trabalhadores e aposentados, sindicatos de professores, estudantes e outros, que entregará ao Congresso 10 projetos de lei elaborados em conjunto.

Segundo o Comitê, as propostas resumem as petições e reivindicações que motivaram as mobilizações de 2020 e 2021 que o governo de Iván Duque não quis negociar.

Referem-se à renda básica, reforma policial, reativação econômica de micro, pequenas e médias empresas; apoio à geração de empregos, reativação do setor agrícola, ações contra a violência de gênero, entre outras demandas.

O ministro da Defesa do país, Diego Molano, avisou que não permitirão bloqueios, violência ou acampamentos permanentes e vão colocar, apenas nesta capital, 6.200 policiais e 2.700 militares.

Ainda neste dia, ocorrerá um desfile militar televisionado em comemoração ao Dia da Independência.

Enquanto isso, centenas de pessoas nas redes sociais convidam a manifestar com capacetes, máscaras e escudos para se proteger das ações repressivas da polícia, em particular do Esquadrão Móvel Anti-Motim, ao qual são atribuídas inúmeras violações dos direitos humanos.

Esta convocatória ocorre depois que as autoridades proibiram o uso deste tipo de ferramentas defensivas e diversas expressões para desacreditar os jovens da chamada Primeira Linha, que protegem os manifestantes do uso da força pública.

msm / otf /ml/gdc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.