28 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

No Haiti, Claude Joseph, renuncia cargo de Ariel Henry

No Haiti, Claude Joseph, renuncia cargo de Ariel Henry

Porto Príncipe, 19 de julho (Prensa Latina) O primeiro-ministro interino do Haiti, Claude Joseph, renunciou ao cargo e se juntará ao governo no treinamento do neurocirurgião Ariel Henry, confirmou hoje a mídia local.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Após vários dias de discussões, Joseph e Henry acertam a formação de um novo executivo, que será instalado amanhã, terça-feira, disse ao jornal Le Nouvelliste uma fonte próxima ao governo.

Joseph manterá o cargo de chanceler e ‘não haverá presidente da República’, disse o jornal mais importante do país.

Após o assassinato do presidente Jovenel Moïse, Joseph e Henry lutaram pelo poder, embora apenas o primeiro o tenha exercido efetivamente com o controle das instituições do Estado.

Henry foi nomeado dois dias antes do assassinato, no entanto, não teve tempo de formar um governo ou assumir funções, e horas após o crime, Joseph invocou o artigo 149 da Constituição, proclamou-se presidente provisório e estabeleceu o estado de sítio e nacional luto.

Embora a renúncia de José feche o capítulo da luta pelo poder entre essas duas figuras, as forças nacionais já deram as costas a Henry, acusando-o de formas de governo sem consultar todos os setores.

Centenas de representantes de plataformas políticas e sociais se reuniram no fim de semana para tentar chegar a um acordo sobre o futuro do país, mas as negociações não chegaram a um resultado concreto.

Por sua vez, a comunidade internacional incentivou Henry a formar um consenso executivo e organizar eleições, postura criticada por organizações nacionais que defendem uma solução haitiana para a crise.

mgt / ane /ml

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.