28 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Polícia israelense ataca palestinos na esplanada das mesquitas

Polícia israelense ataca palestinos na esplanada das mesquitas

Ramallah, 18 Jul (Prensa Latina) A tensão aumentou hoje em Jerusalém após a irrupção de centenas de israelenses, apoiados por policiais, na Esplanada das Mesquitas, o terceiro lugar mais sagrado para os muçulmanos, que gerou confrontos com os palestinos reunidos para rezar.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

As testemunhas explicaram que, desde as primeiras horas da manhã, dezenas de agentes israelenses começaram a entrar no local, informou a agência de notícias oficial palestina Wafa.

Diante da rejeição dos fiéis, as forças de ocupação lançaram granadas de atordoamento e gás lacrimogêneo e prenderam os que se recusaram a sair, acrescenta a fonte.

Mais tarde, depois que os palestinos foram expulsos, grupos de colonos israelenses invadiram o pátio do complexo, conhecido por eles como Monte do Templo.

O Crescente Vermelho anunciou que muitos palestinos ficaram feridos durante os confrontos, embora não tenha especificado os números.

Os judeus justificaram sua entrada observando que era para comemorar o Tisha BeAv, o dia de jejum que marca os aniversários da destruição do primeiro templo bíblico (segundo a tradição em 586 aC) e do segundo (em 70 dC).

Após os confrontos, o porta-voz da presidência palestina, Nabil Abu Rudeineh, acusou o governo de Tel Aviv de ameaçar a segurança e estabilidade regional.

‘Ao continuar sua política de incursões em locais religiosos (…) Israel está desafiando o povo palestino e ignorando as posições da comunidade internacional’; estressado.

Por sua vez, o Movimento de Resistência Islâmica (Hamas) alertou aquela nação que ‘está brincando com fogo’ e denunciou os despejos e demolições de estruturas palestinas em Jerusalém, como parte da estratégia de judaização daquele território.

Mas o primeiro-ministro israelense Naftali Bennett ignorou as críticas e ordenou às forças de segurança que permitissem que qualquer judeu entrasse na esplanada, fato considerado pelos palestinos como uma provocação.

A Esplanada das Mesquitas faz parte da cidade velha de Jerusalém, que fica na parte oriental da metrópole, ocupada pelo exército israelense durante a guerra de 1967.

Em 1980 aquele país declarou a cidade inteira como sua capital eterna e indivisível, posição rejeitada pela comunidade internacional, que considera a zona leste como parte do futuro Estado palestino.

ga/rob/jcfl

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.