7 de December de 2021

NOTICIAS

ONU pede que se encontre inspiração no legado de Mandela

ONU pede que se encontre inspiração no legado de Mandela

Nações Unidas, 18 jul (Prensa Latina) O Secretário-Geral da ONU, António Guterres, destacou hoje que, em meio a circunstâncias tão difíceis como as atuais, a vida e o legado de Nelson Mandela são uma inspiração e um exemplo a seguir.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Guiados por esse líder, cada um de nós pode fazer a diferença na promoção da paz, dos direitos humanos, da harmonia com a natureza e da dignidade para todos, afirmou em comunicado.

Em sua mensagem para o Dia Internacional de Nelson Mandela, a manchete pedia uma reflexão sobre a vida e o legado daquele lendário defensor da justiça e dos direitos humanos.

Ele também destacou que os apelos de Mandela à solidariedade e ao fim do racismo são particularmente relevantes hoje, quando a coesão social no mundo está ameaçada pela divisão.

As sociedades tornam-se cada vez mais polarizadas, à medida que o discurso de ódio aumenta e a desinformação obscurece a verdade, questiona a ciência e enfraquece as instituições democráticas, sublinhou.

Como advertiu o mais alto representante das Nações Unidas, a pandemia de Covid-19 em curso agrava esses males e atrasa anos de progresso na luta global contra a pobreza.

‘Como sempre em tempos de crise, são os marginalizados e discriminados os que mais sofrem, muitas vezes porque são culpados por problemas que não causaram.’

A crise na saúde demonstrou a importância vital da solidariedade e da unidade humana, valores defendidos pelo líder sul-africano na sua luta ao longo da vida pela justiça, afirmou o diplomata português.

Todos os anos, no aniversário de Madiba, prestamos homenagem a este homem extraordinário que personificou as mais altas aspirações das Nações Unidas e da família humana, disse o Secretário-Geral.

Em novembro de 2009, a Assembleia Geral da ONU proclamou 18 de julho como o Dia Internacional de Nelson Mandela, em reconhecimento às suas contribuições.

A resolução destaca seus valores e dedicação em servir a humanidade por meio de seu trabalho nas áreas de resolução de conflitos, reconciliação, promoção e proteção dos direitos humanos, igualdade de gênero, direitos das crianças e outros grupos vulneráveis.

Ele também foi muito ativo no combate à pobreza, às desigualdades e na promoção da justiça social.

Desde setembro de 2018, uma estátua de Mandela recebe aqueles que entram no prédio principal da sede das Nações Unidas em Nova York.

mem / ifb / hb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.