27 de November de 2021

NOTICIAS

Eibar e o País Basco

Eibar e o País Basco

Madri, 17 jul (Prensa Latina) Eibar é apenas um ponto relativamente pequeno da província de Guipúzcoa, no País Basco, mas já faz algum tempo que seu nome é usado com mais frequência do que de costume.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Muito simples, o futebol colocou esta bela cidade no mapa dos destaques.

O fato é que no dia 2 de outubro de 2016 a Sociedade Esportiva Éibar-EibarKirolElkartea (SD Eibar) empatou com um gol com o poderoso Real Madrid. Um episódio daqueles que são apreciados.

Os mais pequenos também têm oportunidades e o SD Eibar, instituído em 1940, passou quatro temporadas na primeira divisão da multimilionária Liga Espanhola de Futebol, após passar 18 anos na segunda categoria.

As enciclopédias afirmam que Alfonso XI de Castela foi o fundador do povoado em 1346, com o nome de Villanueva de San Andrés. Em seguida, o sobrenome Ehibar ou Heybar foi adicionado. As voltas e reviravoltas idiomáticas concluem que pode significar Valle del Ego, da palavra basca ibar.

Um passeio pelas suas ruas nas noites de sexta-feira é um verdadeiro prazer. Achados pré-históricos em seu entorno indicam a presença humana desde o Neolítico no III milênio aC Todos parecem se conhecer e a sensação é muito agradável em pequenos passeios que inevitavelmente terminam em tabernas e bares.

VASCOS EN CHIQUITEO

Às margens do rio Ego, esta cidade arsenal de pouco mais de 27 mil habitantes, com uma potente indústria de transformação de metais, distingue-se pela sua apego ao chiquiteo, no txikiteo basco, a ‘arte de beber uns pequeninos’, do vinho para o geral.

A sua origem não tem referências diretas e é atribuída a um costume de Navarra, La Rioja, Cantábria, Burgos e País Basco. O basco, na variedade do dialeto biscayan falado em Eibar, tem a palavra incorporada como própria.

Minha prova ácida com o chiquiteo aconteceu numa noite fria de inverno de dezembro: de taberna em taberna, uma taça de vinho -ou duas-, talvez umas tapas (azeitonas, sardinhas, presunto serrano, omelete espanhola, mexilhões, camarões, frutas secas)… e continuar a festa noutro Bar. Conversas variadas e intermináveis, futebol em primeiro plano e tudo, sempre, em torno do vinho ou da cerveja.

(Retirado do Orb)

/ hb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.