30 de November de 2021

NOTICIAS

Madri também se rende ao trabalho de Juan Padrón

Madri também se rende ao trabalho de Juan Padrón

Madri, 16 jul (Prensa Latina) Exagero, alguns diriam, petulância enunciaria outros, mas a figura do cubano Juan Padrón no centro das atenções hoje na Casa de América de Madri superou as expectativas.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Uma semana em que o jazz latino foi tocado no relançamento de um álbum por quatro pianistas cubanos deixa o palco preparado para a homenagem de hoje à Padrón, o falecido autor de personagens icônicos dos desenhos animados.

Curiosamente, Elpidio Valdés, o corajoso lutador Mambí contra o colonialismo espanhol, é uma das marcas registradas de Padrón, mas desta vez será apresentado seu delicioso Vampiros en La Habana.

Há pouco mais de um mês, Padrón foi lembrado nas Ilhas Canárias como um dos melhores cartunistas cubanos e latino-americanos.

A apresentação do livro pelo também renomado cineasta e ilustrador, Mi vida en Cuba, será a cereja do bolo.

Publicado pela Reservoir Books, o livro já foi apresentado em San Cristóbal de Tenerife, na quarta edição do Quirino Awards for Ibero-American Animation, onde foi feita uma homenagem póstuma ao prolífico cartunista.

Sua filha Silvia Padrón, que já estava no festival Quirino no final de maio, foi convidada para o evento, que contará também com a presença do designer multidisciplinar Javier Mariscal e do jornalista Mauricio Vicent, autor do prólogo do livro.

Morreu há pouco mais de um ano, Padrón deixou um legado singular em frases que fazem parte da herança popular da ilha caribenha, tanto do intrépido combatente Mambí contra o colonialismo espanhol, como de seus gracejos sobre vampiros.

Em recente entrevista à Prensa Latina, Silvia Padrón salientou que um dos sonhos de seu pai era que as crianças fossem ao Centro La Manigua, em Havana, para fazer desenhos animados e histórias em quadrinhos.

oda/ft/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.