5 de December de 2021

NOTICIAS

A exposição Locomotivas no México reflete a história da ferrovia

A exposição Locomotivas no México reflete a história da ferrovia

México, 16 jul (Prensa Latina) O Museu Ferroviário Jesús Corona, no México, receberá hoje a exposição Locomotivas, a primeira dessa galeria de arte de San Luis Potosí a se adaptar frente a crise sanitária global provocada pela Covid-19.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

A amostra reflete o desenvolvimento deste meio de transporte, desde o surgimento da máquina a vapor até as ferrovias do futuro com trem de levitação magnética e para sua fruição o público deve cumprir medidas sanitárias como o uso de máscaras e distanciamento social.

A exposição inclui as inovações técnicas e de design das locomotivas – material circulante motorizado usado para dar tração aos trens – e sua mudança gradual ao longo do tempo em resposta à estética, funcionalidade, resistência e velocidade.

A galeria também reuniu a mostra Arte e Ferrovia, dedicada à origem e aos conceitos da arte por meio de pinturas relacionadas ao tema da ferrovia desde seu surgimento no século 19 até o início do século 20, na Europa e na América Latina.

O museu, fundado para esse fim em 2007, reúne mais de 130 anos de história desde a chegada da ferrovia a San Luis Potosí em 1888, 15 anos após a inauguração da primeira malha ferroviária do México, que ligava a capital ao Porto de Veracruz.

O inventor e engenheiro inglês Richard Trevithick e o engenheiro mecânico e civil George Sthepenson foram alguns dos profissionais ligados ao desenvolvimento desse meio de transporte no norte do país e, por sua vez, estimularam o investimento de empresários nos então rudimentares equipamentos.

A história conta que naquela cidade do centro da nação o transporte foi, fundamentalmente, de milho, feijão, leguminosas e outros insumos; além disso, receberam trens com atores circenses e animais a bordo e, em 1890, construíram a primeira estação de passageiros do atual Museu Ferroviário.

oda / dgh / cm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.