6 de December de 2021

NOTICIAS

O urso-preguiça é o 16ú símbolo patriótico da Costa Rica

O urso-preguiça é o 16ú símbolo patriótico da Costa Rica

San José, 15 de jul (Prensa Latina) O urso preguiçoso é hoje o 16ú símbolo nacional da Costa Rica, após a aprovação definitiva dos deputados da Terceira Comissão Plena da Assembleia Legislativa.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Nesta quarta-feira, os legisladores desse painel aceitaram por unanimidade a proposta do deputado pelo Partido da Libertação Nacional Yorleny León, que busca proteger o habitat e garantir a conservação das espécies Choloepus hoffmanni (preguiça-de-dois-dedos) e Bradypus variegatus (preguiça-de-três dedos) na vida selvagem da Costa Rica.

De acordo com o texto sancionado, o Instituto Costarriquenho de Turismo (ICT) poderá utilizar a imagem deste animal, considerado o mais lento dos mamíferos, em suas campanhas nacionais e internacionais como símbolo oficial dos atrativos naturais deste país.

A este respeito, León disse ao Teletica.com que ‘queremos que as pessoas pensem no nosso país sempre que virem uma preguiça, já foram feitos esforços espontâneos, mas podemos fazer mais’.

É um animal que evoca bons sentimentos, é percebido como bom e nos identifica há anos, e assim como a Austrália faz com os coalas ou a China com os pandas, a Costa Rica já posicionou a preguiça no imaginário mundial, mas ainda poderia tirar mais proveito desse relacionamento, acrescentou.

O projeto legal prevê que o Ministério do Meio Ambiente e Energia garantirá a proteção dessas duas espécies de ursos-preguiça, enquanto o Ministério das Obras Públicas e Transportes promoverá a regulamentação dos limites de velocidade em locais identificados como sensíveis à livre circulação desses mamíferos.

Além deste animal, os símbolos nacionais da Costa Rica são a Bandeira, o Escudo, o Hino, o Yigüirro, o Veado-de-cauda-branca, o Manatí, o Teatro Nacional, as Esferas Indígenas Pré-colombianas, os Crestones del Cerro Chirripó, a Carreta, a Tocha, a Marimba, a Guanacaste, a Guaria Morada e o café.

rgh / ale / fav

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.